fernao cardim livroFernão Cardim

FERNÃO CARDIM nasceu em dia e mês incertos do ano de 1549, na cidade de Viana do Alentejo, Região do Alentejo, Portugal. Morreu no dia 27 de janeiro de 1625, na cidade de Salvador, Estado da Bahia. As tendências religiosas manifestaram-se nele ainda criança. Por isso, quando alcançou a idade necessária, ingressou na Companhia de Jesus, a ordem dos jesuítas. Lá estudou e se tornou, em 1582, ministro do Colégio de Évora, na região natal. Nessa condição, foi escolhido, mais tarde, para acompanhar o governador-geral Manuel Teles Barreto ao Brasil, juntamente com os padres Cristóvão de Garcia e Rodrigo de Freitas.

Chegaram à Bahia em 1583. A viagem foi descrita por ele no texto “Narrativa Epistolar”, cuja última carta data de 1590. Seis anos depois, tornou-se reitor do Colégio de São Sebastião, na cidade do Rio de Janeiro. Em 1598, foi eleito pela Congregação Provincial para o cargo de procurador da Província do Brasil, na cidade de Roma. Para lá seguiu e ficou até 1601, quando voltou para as terras brasileiras, desta vez como provincial da Bahia. Durante a viagem de volta, foi aprisionado por piratas ingleses. Por isso, chegou ao solo baiano somente em 1604, após um resgate. Assumiu então, também, a reitoria do Colégio dos Jesuítas. No início de 1624, a cidade foi atacada pelos holandeses. Refugiado numa pequena aldeia chamada Abrantes, morreu logo depois.

Em 2015, a Editora J. Leite & Cia. publicou os três únicos textos conhecidos do padre, escritos entre 1583 e 1601, durante a primeira estadia dele no Brasil: “Do Clima e Terra do Brasil”, “Do Principio e Origem dos índios do Brasil” e “Narrativa Epistolar de Uma Missão Jesuítica”. Sob o título “Tratados da Terra e Gente do Brasil”, o livro aconteceu em comemoração ao tricentenário da morte do religioso jesuíta. Os textos oferecem preciosas informações sobre a fauna e a flora das terras brasileiras, as atividades econômicas das capitanias compreendidas entre Pernambuco e São Vicente (depois São Paulo), os costumes e as crenças dos povos indígenas e a ação das missões jesuíticas na então colônia portuguesa. Mais tarde, os textos foram resgatados pela editora da Universidade de Brasília.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados