O papa Francisco anunciou no dia 12/01/2014, durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano, os nomes de dezenove novos cardeais. Entre eles está o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, de 63 anos. A cerimônia oficial de nomeação está prevista para 22 de fevereiro. Segundo a Arquidiocese do Rio de Janeiro, quando foi feito o anúncio, Dom Orani estava nos estúdios da TV Brasil, onde celebrava uma missa ao vivo. Em entrevista aos veículos de comunicação o novo cardeal afirmou que a nomeação é uma graça e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. Entre os novos eleitos, estão um da Argentina, um do Chile, um do Haiti, um da Nicarágua, quatro da Itália, um da Alemanha, um da Grã-Bretanha, dois da África e dois da Ásia, além de três cardeais eméritos.
Cargos
11/01/2014 — Em uma iniciativa para simplificar a hierarquia da Igreja Católica, o papa Francisco aboliu a concessão do título de monsenhor para os sacerdotes diocesanos com menos de 65 anos de idade. Agora, esse título somente poderá ser conferido a padres que tenham dedicado a vida à igreja no grau de Capelão de Sua Santidade. Até então, os bispos podiam pedir ao Vaticano que concedesse o título a padres com mais de 35 anos. Quem possui o título, não vai perdê-lo. É o caso, por exemplo, do padre José Geraldo Segantin, lotado na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Franca, que é “monsenhor” desde a época do bispo Diógenes Silva Mathes.
São Pedro
26/11/2013 — Após dois mil anos, a Igreja Católica exibiu, no dia 24/11/2013, os ossos de São Pedro, o primeiro pontífice. O papa Francisco rezou sobre as relíquias na missa de encerramento do Ano da Fé, no Vaticano. Entretanto, ainda há, entre os especialistas, controvérsias sobre a identidade dos restos mortais. O debate se confunde com a própria história da igreja nos últimos setenta anos. Tudo começou em 1939 quando o papa Pio XII autorizou o início da escavação da Basílica de São Pedro, na busca do que seria o túmulo do primeiro apóstolo. A descoberta dos restos mortais ocorreria somente onze anos depois (1950), depois de um anúncio histórico e contraditório, o que gerou dúvidas sobre a veracidade dos ossos apresentados.