GREIAS eram literalmente “mulheres velhas”. Filhas do Fórcis e da Ceto e irmãs das Górgonas, com as quais eram frequentemente confundidas. A Dino, a Enio e a Péfredo já nasceram velhas. Todas as três em conjunto possuíam um só dente e um só olho, dos quais se serviam alternadamente. Encarregadas de guardar o caminho que conduzia à moradia das Górgonas, foram enganadas pelo Perseu, quando este se predispôs a matar a Medusa. O herói conseguiu apoderar-se do único olho das Greias, de modo que as três mergulharam num sono profundo. Assim, o Perseu realizou a sua façanha sem perigo.
Segundo outra versão menos abonada, o herói teria tomado das Greias o olho e o dente, recusando-se a devolvê-los se as velhas mulheres não o encaminhassem às Ninfas, divindades que lhe forneceriam os meios necessários para vencer a Medusa: sandálias aladas, uma espécie de sacola e o capacete do deus dos infernos Hades. As Greias apareceram em algumas produções cinematográficas, com destaque para o “Fúria dos Titãs”, filme lançado em 2010. Na série televisiva “House of Night” são três amigas pertencentes ao grupo “Filhas das Trevas”. Na literatura aparecem como motoristas de táxi em Nova York no romance “Percy Jackson e os Olímpicos”, obra do americano Rick Riordan.
Referências
FÓRCIS — Divindade marinha. Filho da Terra e do Mar, esposou a irmã Ceto. Com ela teve as Górgonas e as Greias. Algumas versões ainda atribuem a ele a paternidade dos monstros Cila e Equidna e das Hespérides. Uma lenda o menciona como rei da Sardenha e da Córsega na Península Itálica. Foi vencido pelo deus Atlas num combate naval. Os amigos dele o veneravam como “deus do mar”.
GÓRGONAS — Designação coletiva da Esteno, da Euríale e da Medusa. Das três irmãs, apenas a Medusa era mortal. Elas habitavam no extremo ocidente da terra, nas proximidades do Inferno. Tinham aspecto monstruoso: cabeça enorme e cabeleira de serpentes, dentes longos e agudos, mãos de bronze e asas de ouro. Os olhos delas eram faiscantes. Quem ousava fitá-los morria petrificado. Os próprios imortais as temiam.
Follow @otiooda
© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados