20210415aElectra

ELECTRA era, na tradição mais corrente, filha do rei Agamenon da cidade de Micenas com a rainha Clitemnestra. Quando a mãe e o Egisto assassinaram o pai, ela e o irmão Orestes viram-se ameaçados de seguirem o mesmo caminho. Mas a mãe a poupou, reduzindo-a, entretanto, à condição de escrava. Segundo certos autores, a Electra salvou o Orestes, confiando-o a um preceptor. Este teria levado o menino para longe de Micenas. Temendo que um filho da enteada vingasse a morte do Agamenon, o Egisto a casou com um camponês, instalado bem longe da cidade. Conforme outra versão, o Egisto a teria encerrado no palácio.

Com o retorno do Orestes a Micenas, a Electra o incitou a matar os assassinos do pai. Depois, lutou ao lado dele contra o povo, que, diante do crime, os condenou à morte. Livre desse perigo, o Orestes saiu em busca da estátua da deusa Artémis da Táurida. Aproveitando o ensejo, o Aletes, filho do Egisto, apoderou-se do trono de Micenas. Electra, então, também deixou a cidade. Retornou mais tarde com o irmão para matar o Aletes e retomar o trono. Electra casou-se com o Pílades, companheiro de armas do irmão. Com ele, teve dois filhos: Medonte e Estrófio. Na adolescência, a Electra manifestava um ciúme doentio do pai Aganemon. Por isso, mais tarde, os psiquiatras passaram a chamar “complexo de Electra” o amor excessivo de uma filha em relação ao pai.

Segunda tradição
ELECTRA era, numa segunda tradição também importante, filha do titã Atlas com a semideusa Pleiône. Amada pelo deus supremo Zeus, gerou o Dárdano, o Iasão e, conforme alguns autores, o Emátion. Para escapar do assédio do Zeus, refugiava-se junto ao Paládio, estátua da deusa Atená. O deus, encolerizado, lançou a estátua do alto do Monte Olimpo. O Paládio caiu sobre a cidade de Troia. Recolhido pelos habitantes, foi colocado num templo. Troia passou a venerar a estátua como garantia da sua invencibilidade. Mais tarde, a Electra e as irmãs foram transformadas pelo Zeus na Constelação das Plêiades. Quando se deu a queda de Troia, a Electra deixou as irmãs e se tornou um cometa.

Outras tradições
ELECTRA era, numa tradição latina, esposa do rei Córito, fundador da cidade de Cortona na Itália. Numa quarta tradição, era uma das Danaides, condição em que esposou o Pirestene, filho do Egito. Na quinta tradição, a Electra era filha do deus Oceano, personificador do ambiente aquático, com a titânia Tétis. Na sexta e última tradição, era filha do rei Latino dos aborígenes na Região do Lácio, Itália.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados