nerva1Nerva

MARCUS COCCEIUS NERVA nasceu no dia 8 de novembro do ano 30, na localidade de Narnia, Umbria, Itália. Morreu no dia 27 de janeiro do ano 98, na cidade de Roma. Assumiu o trono no dia 18 de setembro do ano 96. De família patrícia, foi pretor (magistrado investido de poderes extraordinários) em 66 e duas vezes cônsul: a primeira com o imperador Vespasiano em 71 e a segunda com o imperador Domiciano em 90. 

Antes, a serviço de Nero, desempenhou papel de destaque na descoberta de uma conspiração contra o imperador, orquestrada, em 65, pelo senador Caio Calpúrnio Pisão. Após o assassinato de Domiciano, que o havia banido, retornou a Roma e foi proclamado imperador pelo Senado. Político hábil e dotado de grande honestidade — mas já velho para governar por muito tempo —, procurou estabelecer a paz política.

Assim, promoveu o retorno de todos os banidos pelo imperador anterior. Também administrou de acordo com as regras do Senado, diminuiu taxas e saneou as finanças públicas. Tomou também medidas de caráter social, notadamente com a criação de instituições alimentares. Tão logo assumiu o poder, procurou conquistar as boas graças dos pretorianos através de um donativo — espécie de gratificação dada aos soldados. No entanto, uma conspiração em 97 tornou evidente que persistia o perigo de rebelião. Antes de morrer, escolheu para sucessor o Marco Trajano, o filho adotivo e governador da Germânia Superior.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados