augusto-imp1Otávio Augusto

CAIO JÚLIO CÉSAR OTAVIANO nasceu no dia 23 de setembro de 63 a. C., na cidade de Roma, Itália. Morreu no dia 19 de agosto do ano 14, na cidade de Nola, Campânia. Pertencia a uma das famílias mais abastadas da aristocracia romana. Seu avô tinha sido banqueiro e o pai — Caio Octávio Turino — foi edil, pretor e senador. Mais tarde, foi pro-cônsul na Macedônia. Ácia, sua mãe, era sobrinha de Júlio César, então o homem mais poderoso de Roma. Era o preferido do ditador, ao ponto de ser adotado por ele quando tinha 16 anos. Tinha 19 anos quando Júlio César foi assassinado. Nessa época, estava em estudos na Grécia. Voltou imediatamente para Roma, onde se juntou à Décima Terceira Legião, que o adotou como comandante.

Combateu Marco Antônio, que aspirava à sucessão do seu pai adotivo, formando com ele e Marco Emílio Lépido o segundo triunvirato, em 43 a. C. Eles dividiram o império, cabendo-lhe o Ocidente e a Antônio, o Oriente. Lépido, a quem coube, inicialmente, a Espanha e depois a Gália, teve de se contentar, mais tarde, com o título de grande pontífice. Instalado no Egito, Antônio se casou com a rainha Cleópatra, começando a fazer planos para reconquistar todo o império para si. No ano de 31 a. C., as tropas dos dois se defrontaram, cabendo-lhe a vitória em Accio. Assumindo todos os poderes em Roma, instituiu o principado: tornou-se o chefe único e recebeu os títulos de “imperador” e “augusto”. Durante o seu governo, que durou 45 anos, conseguiu externamente a pacificação da Espanha e dos Alpes. Também anexou a Galícia e a Judeia ao império.

augustus-filme1Impôs a todo o mundo então conhecido a “pax romana”. Internamente, embelezou a cidade de Roma, construindo monumentos e aquedutos, melhorando sensivelmente a qualidade de vida dos habitantes. Protegeu as artes e os artistas, entre os quais os poetas Virgílio e Horácio. Conservador e austero, fez um governo de ordem e hierarquia. Lutou contra a decadência dos costumes, reorganizou a administração e as forças armadas, tornando-as permanentes e fixando-as nas fronteiras. Não tendo um filho que o sucedesse, adotou Tibério Cláudio Nero, filho de sua segunda mulher, Lívia Drusila, que o sucedeu. Sua vida foi contada no filme Augustus — O Primeiro Imperador, do cineasta Roger Young, que tem Peter O´To0le como protagonista.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados