Teodósio I

FLÁVIO TEODÓSIO nasceu no dia 11 de janeiro de 379 na cidade de Cauca, na atual comunidade autônoma de Castela e Leão, Espanha. Morreu no dia 17 de janeiro de 395 na cidade de Milão. Filho do general Teodósio, acompanhou o pai nas campanhas da Bretanha em 368 e na guerra contra os sarmatianos em 374. Em 378, convocado pelo imperador do ocidente Flávio Graciano, assumiu a governança do império do oriente. No ano seguinte, após derrotar novamente os sarmatianos, recebeu o título de “Augusto”. 

Imediatamente desencadeou a campanha contra os godos e, em seguida, contra os ostrogodos e os visigodos. Aos visigodos, com o fim de obter a paz, concedeu a condição de federados, assegurando-lhes a posse de vastas terras. Convertido ao cristianismo, instalou o teólogo Gregório de Nazianzo como patriarca de Constantinopla. Como cristão, combateu energicamente os pagãos, os arianos e os maniqueus. Em 380 decretou o catolicismo como a religião oficial do império Em 388, lutou contra o Máximo da Bretanhanuma vingança pela deposição e pelo assassinato do imperador Graciano.

O bretão também ameaçava a soberania do imperador Vaslentiano II sobre a Itália. Após derrotar o usurpador, permaneceu por três anos na Itália. Em 390, a fim de conter a revolta na região da Tessalônica na Grécia mandou executar três mil pessoas. Censurado pelo arcebispo Aurélio Ambrósio, permaneceu em penitência na igreja de Milão por oito meses. Em 393, combateu o usurpador Flávio Eugênio em vista de este ter subido ao trono após o assassinato do imperador Valentiano. Vitorioso, declarou-se imperador do Oriente e do Ocidente. Ao morrer deixou o trono os filhos Teodósio II e Flávio Arcádio.

teodosio1


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados