ft1Abbas

MAHMOUD ZEIDAN ABBAS nasceu no dia 26 de março de 1935, na cidade de Safed, pertencente hoje ao território israelense. Doutor em História pela Universidade de Damasco (Síria), tornou-se membro do Comitê Central da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) em 1964. Conhecido também pelo nome de guerra Abu Mazen, aceitou o cargo de primeiro-ministro da Autoridade Palestina em 19 de março de 2003. Renunciou no dia 6 de setembro do mesmo ano em decorrência de desavenças com o líder Yasser Arafat, que exercia, então, a presidência.

Ele defendia o fim das ações terroristas, o que contrariava muitos grupos palestinos que optavam por continuar a atacar o Estado de Israel. Depois de quase dois anos afastado do centro do poder, foi eleito presidente no ida 9 de janeiro de 2005. Foi, até então, o único líder palestino a ser eleito democraticamente, numa eleição livre, direta e com observadores internacionais. Pragmático, sempre soube que os palestinos jamais venceriam Israel no campo militar. Por isso, sempre defendeu as negociações diplomáticas. Em fevereiro de 2005, aconteceu o que parecia impossível: um acordo de paz com os israelenses, em que trocou um forte aperto de mãos com o premiê Ariel Sharon.

O primeiro resultado concreto do acordo foi o cessar-fogo, significou o fim da Intifada e a possibilidade da convivência pacífica entre os dois povos. Em junho de 2005, um susto: foi hospitalizado e submetido a uma angioplastia na volta de uma importante viagem aos Estados Unidos. Em março de 2006, houve um estremecimento de suas relações com os israelenses por causa da aprovação do nome de Ismail Haniya, pertencente ao grupo Hamas, para a cadeira de primeiro-ministro. Não obstante os percalços da política no Oriente Médio, permanece como presidente da Autoridade Palestina. Em março de 2013, encontrou-se com o presidente americano, Barack Obama, na cidade de Ramallah, na Cisjordânia. Em discussão, o programa nuclear iraniano e o processo de paz no Oriente Médio.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados