richardwagner in1Richard Wagner

WILHELM RICHARD WAGNER nasceu no dia 22 de maio de 1813, na cidade de Leipzig. Morreu no dia 13 de fevereiro de 1883, na cidade de Veneza.

Décimo filho de Karl Friedrich Wilhelm Wagner, funcionário municipal de Leipzig. Com a morte do pai, a mãe se casou com um ator e dramaturgo de certo talento que, como o pai, era um homem interessado nas artes em geral. De 1814 a 1827, residiu com a família em Dresden, onde recebeu alguma formação literária, estudou piano e demonstrou inclinação para o teatro e a poesia sob a influência da obra de William Shakespeare. Em 1827, junto com a mãe (o padrasto falecera em 1821) retornou a Leipzig, onde se ligou a um tio, eminente letrado, a quem mostrou sua primeira produção teatral, Leubald und Adelaide, uma peça dramática.

O interesse pela música o levou a estudar harmonia, mas só se decidiu pela carreira em 1829, quando assistiu a uma apresentação do Fidélio, de Beethoven. Compôs então uma sonata para piano, um quarteto de cordas e uma abertura sinfônica. A última foi levada a público sob a direção de Heinrich Dom, não tendo sido tomada a sério pela plateia, que se divertiu muito com os golpes de bumbo nela incluídos pelo compositor. Em 1831, na Universidade de Leipzig, estudou composição e foi recomendado aos editores de música. Foram publicadas então uma sonata e uma polonaise para piano a quatro mãos, outra sonata e uma fantasia, também para piano, uma sinfonia em dó maior, três aberturas para orquestra e várias canções.

Em 1833, trabalhou no teatro de Würzburg, onde adquiriu importante experiência na cena lírica. Influenciado pelo meio, compôs a ópera Die Feen (As Fadas), uma adaptação da peça La Donna Serpente, de Carlo Gozzi. Em 1834, foi nomeado diretor da ópera de Madesburgo. Dois anos depois, casou-se com Minna Planner, mas o casamento se revelaria cheio de contratempos. No mesmo ano de 1836, sua ópera Das Liebesverbot (Proibição de Amar) foi tão mal recebida pelo público que motivou a dissolução da companhia. Após tentar a vida em Berlim e Königsberg, estabeleceu-se em Riga, onde começou a escrever Rienzi, ópera extraída da peça de Mary Russel Mitford, que revela a influência de Giacomo Meyerbeer e que o autor pretendia apresentar em Paris. Em princípios de 1839, seu protetor, o diretor da ópera de Riga, deixou o cargo. Novamente desempregado, transferiu-se para Paris.

Apesar de apresentado por Meyerbeer ao mundo musical, não conseguiu exibir Rienzi. Para sobreviver, foi obrigado a escrever artigos para a Gazette Musicale, a fazer arranjos para árias de autores de ópera em sucesso, como Donizetti e Halévy, e a compor romanzas, como estava em moda. Nesse período, começou a trabalhar em sua ópera Der Fliegende Hóllander (O Navio Fantasma), cujo tema lhe foi sugerido pela leitura de uma obra de Heine. Informado de que Rienzi seria montada em Dresden (outubro de 1842) e O Navio Fantasma — graças à intervenção de Meyerbeer — em Berlim (abril de 1842), retornou à Alemanha. A estreia da primeira o consagrou de imediato. Nomeado mestre de capela da corte de Saxe, revelou talento como regente, na interpretação de óperas de Gluck e sinfonias de Beethoven. Em 1845, estreou Tannhäuser e concluiu o poema Lohengrin — cuja parte musical só terminaria em 1847.

richardwagner in3Tendo se envolvido na revolução de maio de 1849  em Dresden, viu-se obrigado a fugir para Weimar, onde foi acolhido por Liszt. Desta cidade, foi para a Suíça, num autoexílio de treze anos. Para sobreviver às dificuldades materiais, dependeu de amigos, a exemplo de Liszt. Publicou, em 1849, os ensaios A Arte e a Revolução,  A Obra de Arte no Futuro, Arte e Clima e Judaísmo na Música (1850) e Uma Comunicação a Meus Amigos (1851). Apesar de suas ideias não serem ainda aceitas em seu país, conseguiu, com a ajuda decisiva de Liszt, que Lohengrin fosse representada em Weimar e Tannhäuser em diversos teatros alemães.

Em 185, dirigiu os concertos da Sociedade Filarmônica de Londres. Sob o efeito das ideias pessimistas de Schoppenhauer e da ligação amorosa com Mathilde Wesendonck, interrompeu a composição de Der Ring des Nibelungen (O Anel do Nibelungo), que iniciara em 1850, para compor Tristan und Isold (Tristão e Isolda) e para escrever a música de 5 Canções — com poesia de sua amante. Mathilde era casada com Otto Wesendonck, um de seus protetores. Essa circunstância, mais a pressão exercida por sua esposa levaram-no a se transferir para Veneza e, depois, para Lucerna.

Beneficiado por uma anistia, regressou à Alemanha em 1862 (já separado da esposa). Extremamente perdulário, esbanjou o dinheiro que ganhou com os concertos realizados em várias capitais europeias, tendo sido obrigado a levar uma existência miseravel na Suíça e em Sttuttgart. Sua difícil situação financeira se resolveu quando Luís II da o convidou para viver em Munique sob sua proteção. Em 1865, estreou Tristão e Isolda, mas foi obrigado a deixar a cidade por complicações políticas. Novamente exilado (desta vez por seis anos, novamente na Suiça), passou a viver com Cosima Büllow, filha de Liszt e esposa de Hans von Büllow, de quem teve três filhos — lsolda, Eva e Siegfried, que também seria compositor. Em 1870, Cosima se divorciou para que se casassem (a esposa morrera em 1866).

Na Suiça, terminou a ópera Die Meistersinger von Nürnberg (Os Mestres Cantores de Nuremberg), que estreou em Munique em 1868. Desde que começara a compor O Anel do Nibelungo, percebera que a execução da obra exigiria um teatro especial. A oportunidade para a construção surgiu em 1870, com a onda de patriotismo que dominava a Alemanha sob Bismark, após a vitória contra a França. Escolheu, então, Bayreuth como sede e se mudou em 1872. O Teatro Festspielhaus foi inaugurado em agosto de 1876, com a representação integral da tetralogia O Anel do Nibelungo, sob a direção de Hans Richter, acontecimento que teve grande repercussão mundial.

richardwagner in2A partir daí, Bayreuth passou a ser um centro artístico e mundano, para onde acorriam milionários e adeptos do wagnerismo. Em meio à glória, escreveu uma série de ensaios teóricos, filosóficos e religiosos, voltados para a mística cristã da piedade, o que provocou seu comentado rompimento com Nietzsche. Concretizando suas ideias místicas, estreou em 1883 sua última obra, Parsifal, por ele intitulada Bühnen-weihfestpiei (Representação Teatral Sacro-Festiva). Alguns meses depois, dirigiu-se a Veneza com a intenção de passar o inverno, lá morrendo em fevereiro daquele mesmo ano.

Até 2010, as músicas escritas por Wagner tinham integrado a trilha sonora de 687 produções cinematográficas e televisivas. Destaque para a sequência embalada pela Cavalgada das Valquírias em Apocalipse Now (1979), Prelúdio Para Tristão e Isolda em Excalibur (1981), Aí Vem a Noiva em Entre Dois Amores (1985) e Homem Aranha (2002), Cavalgada das Valquírias em Uma Noite No Museu 2 (2009) e em Incontrolável (2010). A ópera Tristão & isolda foi adaptada várias vezes para o cinema e para a televisão. A mais recente é de 2006, tem a direção do experiente Kevin Reynolds e James Franco e Sophia Myles como protagonistas. Foi lançado em DVD no Brasil pela Europa Filmes.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados