francisco-braga1Francisco Braga

ANTÔNIO FRANCISCO BRAGA nasceu no dia 15 de abril de 1868 e morreu no dia 14 de março de 1945, na cidade do Rio de Janeiro.

Órfão aos oito anos, foi criado no Asilo de Meninos Desvalidos, onde estudou piano. Ingressou posteriormente no Conservatório Imperial de Música, onde fez os cursos de clarineta, harmonia, contraponto e fuga. Em 1889, inscreveu-se no concurso que o Governo Provisório havia instituído para escolher o Hino da República. O vencedor foi Leopoldo Miguéz, mas a sua composição despertou tamanho entusiasmo popular, que fez as autoridades premiá-lo com uma viagem de estudos à Europa.

Em Paris, França, foi aluno de Jules Massenet. Este, entusiasmado com o seu talento, pediu ao governo brasileiro que prorrogasse a sua pensão por mais dois anos. Compôs, nessa época, duas das suas melhores obras sinfônicas: “Paysage” e “Cauchemar”. Em 1896, foi para a Alemanha, fixando residência na cidade de Dresden. Ali, travou contato com a obra de Richard Wagner, de onde viria a influência em seus trabalhos seguintes. De volta ao Rio de Janeiro, foi nomeado catedrático de composição no Instituto Nacional de Música. Musicou os versos de Olavo Bilac para o Hino à Bandeira. Deixou, ainda, para a posteridade: “Marabá” (poema sinfônico), “Jupira” (ópera), “Episódio Sinfônico” e “Variações Sobre Um Tema Brasileiro”.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados