alban-berg ft1Alban Berg

ALBAN MARIA JOHANNES BERG nasceu no dia 9 de fevereiro de 1885 e morreu no dia 24 de dezembro de 1935, na cidade de Viena, Áustria. Na adolescência, sentiu-se atraído pela poesia, embora estudasse música com seus irmãos. Aos quinze anos, fez suas primeiras composições. Em 1904, conheceu Arnold Schönberg. Desde esse encontro, a sua dedicação à música foi dominante.

Trabalharam juntos por cerca de seis anos, ao fim dos quais se viu possuído de sólida formação musical. Em 1911, casou-se com a cantora Helene Nahowsky, que exerceria grande influência na evolução da sua arte. Em março de 1913, em Viena, Schöenberg dirigiu dois trechos da sua primeira obra orquestral, “Canções de Altenberg”. Chocado com a liberdade com que a matéria musical era tratada, o público reagiu com vaias e o concerto teve de ser interrompido. Mas, a partir do ano seguinte, suas composições causaram grande sucesso. Nessa ocasião, impressionado com uma apresentação da peça “Wozzeck”, de Georg Büchner, resolveu transformá-la em ópera. 

alban-berg ft2Terminou a composição em 1920.É considerada a sua obra prima, que se alinha às criações musicais mais expressivas do século XX. A outra ópera que compôs — “Lulu” — só estrearia após a sua morte, também com extraordinário êxito. Tido como um dos mais importantes músicos contemporâneos, deixou poucas composições, com destaque também para “Três Peças Para Orquestra” (1913) e “Suíte Lírica”, para quarteto de cordas (1926).


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados