cesar-franck1César Franck

CESAR AUGUSTE JEAN GUILLAUME HUBERT FRANCK nasceu no dia 10 de dezembro de 1822, na cidade de Liège, Bélgica. Morreu no dia 8 de novembro de 1890, na cidade de Paris.

Com quinze anos, após os estudos em sua cidade natal, foi para Paris, onde passou a frequentar o conservatório. Sus primeiras composições datam dessa época. Elas incluem quatro trios para piano e cordas, além de peças para piano. Rute — uma cantata bíblica — foi composta no conservatório em 1846. Deixou inacabada a ópera O Camponês, iniciada em 1851.

Durante anos, levou uma vida retirada, dedicando-se ao ensino e aos seus deveres de organista, adquirindo renome como improvisador. Escreveu também uma missa, motetos, peças para órgãos e outros trabalhos de cunho religioso. Professor do conservatório onde estudara, naturalizou-se francês em 1873. Sua obra prima é o poema sinfônico Les Beastitudes, composto entre 1769 e 1789. A obra, porém, foi recebida friamente na única execução durante a sua vida. Compôs também: Les Éolides (1876), Le Classeur Maudit (1883) e Psyche (1888).

Excepcionalmente para um compositor de tamanha importância e reputação, sua fama de repousa em grande parte sobre um pequeno número de composições escritas em seus últimos anos, particularmente a Sinfonia em Dó Menor (1886-1888), as Variações Sinfônicas para Piano e Orquestra (1885), o Prelúdio, Coral e Fuga para Piano Solo (1884), a Sonata para Violino e Piano em Lá Maior (1886) e o Quinteto para Piano em Fá Menor (1879). Exerceu uma influência significativa, inclusive sobre Claude Debussy e Maurice Ravel, ajudando a renovar e revigorar a música de câmara e desenvolvendo o uso de forma cíclica. Como organista e compositor foi um mestre indiscutível.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados