robert-schumann in1Schumann

ROBERT ALEXANDER SCHUMANN nasceu no dia 8 de junho de 1810, na localidade de Swickau, Saxônia, Alemanha. Morreu no dia 29 de julho de 1856, na localidade de Endenich, Bonn.

Filho de um livreiro-editor, hesitou entre a literatura, o direito e a música. Optou por esta última após um encontro, em Leipzig, com o professor Friedrich Wieck, em 1828, sob cuja orientação passou a estudar piano. Tendo perdido parcialmente os movimentos de um dedo, dedicou-se ao estudo do contraponto e da harmonia, a princípio sob a orientação e, depois, sozinho. Enquanto isso, compunha suas primeiras peças e passava a trabalhar como crítico na Gazeta Musical Universal, escrevendo um artigo sobre a obra de Fréderic Chopin. Em 1834, fundou sua própria revista (A Nova Revista Musical).

robert-schumann in2Abalado pela morte de pessoas chegadas, entre as quais sua mãe, mergulhou numa longa crise de melancolia mórbida. Apaixonou-se depois por Clara Wieck, notável pianista e filha de seu antigo mestre de Leipzig. Embora o pai da moça se opusesse ao casamento, as bodas aconteceram em 1840. O fato foi preponderante para a sua recuperação. A esposa passou a ser a sua grande intérprete. Mesmo com oito filhos, divulgou a obra do marido por toda a Europa. Durante um ano, o compositor ensinou piano, composição e leitura musical no Conservatório de Leipzig, mas novos distúrbios nervosos levaram-no a abandonar as atividades. Após um período de tratamento em Dresden, assumiu a direção de concertos da Sociedade Coral de Düsseldorf, em 1850.

Nessa época, sofreu nova recaída, chegando a tentar o suicídio, passando os últimos dois anos de sua vida numa clínica perto de Bonn. A sua obra musical, extensa e brilhante, revela, segundo os críticos, um temperamento lírico, de apurado gosto literário, que encontrou inspiração em Johann Goethe, Lorde Byron, Heinrich Heine e outros grandes poetas. Compôs 240 lieder (canções), dezessete duos, três trios, 31 quartetos com piano, 72 coros à capela, diversos oratórios e a ópera Genoveva (1847-1850). Além do concerto para piano, sua obra prima, deixou no âmbito da música para orquestras, quatro sinfonias, um concerto para violoncelo e quatro overtures. Também é de grande importância sua obra de crítica musical, através da qual estudou os grandes românticos, especialmente Chopin, Mendelssohn, Berlioz e Liszt.


 

 

 



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