ernest-bloch1Ernest Bloch

Nasceu no dia 24 de julho de 1880, na cidade de Genebra, Suíça. Morreu no dia 15 de julho de 1956, na cidade de Portland, Oregon, Estados Unidos.

De origem judaica, era filho de um relojoeiro, para quem trabalhou como vendedor quando jovem, enquanto fazia os seus estudos iniciais de música. Claude Debussy, Maurice Ravel, Richard Strauss e Gustav Mahler foram os primeiros compositores a influenciá-lo. Cursou o Conservatório de Bruxelas, na Bélgica, entre 1897 e 1899, e, a seguir, na Alemanha, os conservatórios de Frankfurt e Munique. Passando a residir na cidade de Paris, França, deu início a importantes composições, com destaque para “Historietas ao Crepúsculo”, feita para voz e acompanhamento de piano. Foi a primeira a ser publicada, fato ocorrido em 1903.

ernest-bloch2A partir de 1912, dedicou-se a obras de inspiração religiosa. Dessa fase, destacam-se os “Salmos 114 e 137”, compostos para soprano e orquestra, e os “Três Poemas Judaicos”, feitos para orquestra. Esses poemas situam-se entre as suas obras mais expressivas. Em 1915, compôs “Schelomo”, uma rapsódia para violoncelo e orquestra, a qual se tornaria o seu trabalho mais executado em concertos sinfônicos e que lhe traria fama mundial. No ano seguinte, foi para os Estados Unidos para trabalhar como regente, naturalizando-se, em seguida, cidadão norte-americano. Lecionou composição nas cidades de Creveland, Ohio, e São Francisco, Califórnia. Suas obras mais importantes da “fase americana” são: “Concerto Grosso”, composto para cordas e piano (1925), e “América”, uma rapsódia épica para orquestra (1926).


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados