von-weber1Von Weber

KARL MARIA FRIEDRICH ERNST VON WEBER nasceu no dia 18 de novembro de 1786, na localidade de Eutin, Alemanha. Morreu no dia 5 de junho de 1826, na cidade de Londres, Inglaterra.

Filho de um diretor de ópera de Lübeck, dedicou-se desde cedo à música e acompanhou o pai em suas excursões pelas cidades alemãs. A partir de 1798, passou a estudar com Michael Haydn. Neste mesmo ano, compôs Seis Penas Fugas e, dois anos depois, sua primeira ópera A Filha dos Bosques, apresentada com sucesso em Friburgo. Sempre incentivado pelo pai, prosseguiu seus estudos e composições, além de se apresentar frequentemente em público.

Em 1803, ano em que produziu a ópera Peter Schmol e Seu Vizinho, dirigiu-se a Viena a fim de estudar, conseguindo, logo depois, o cargo de dirigente da Ópera de Breslau. Permaneceu nesse posto até 1806, quando seguiu para Stuttgart, onde se tornou secretário particular do Duque de Würtemberg. Nesse período, realizou uma nova versão da primeira ópera, com o título de Sylvana (1809). Compôs também a ópera cômica Abu-Hassan (1811), aplaudida em Munique. Em 1813, após uma longa excursão, foi nomeado chefe de orquestra do Teatro Nacional de Praga.

Compôs então novas óperas e canções patrióticas, entre as quais Lira e Espada (1814) e a cantata Luta e Vitória (1815), além de várias peças para piano. Em 1816, abandonou Praga e se dirigiu à para a Saxônia, cujo rei lhe oferecera o posto de diretor da Ópera de Dresden. Empreendeu uma série de reformas de construção e apresentou as óperas Preciosa (1820), O Franco Atirador (1820) e Euryanthe (1823), recebidas com grande entusiasmo. Apesar de muito debilitado por uma tuberculose, trabalhou intensamente, a partir de 1825, em sua última ópera — Oberon —, que seria concluída e apresentada no ano seguinte, durante sua visita a Londres.

Considerado o fundador da ópera nacional alemã, utilizou-se de temas folclóricos, lendas e canções populares para exprimir seu amor pela natureza. Suas obras abriram caminho para Richard Wagner, que lhe demonstrava grande admiração. Entre suas composições, destacam-se ainda duas missas, duas sinfonias, oito cantatas, peças para orquestra e para piano, incluindo Convite à Dança, de 1819, música de câmara, etc. A ópera O Franco Atirador é considerada a primeira do romantismo alemão. Além de compositor, destacou-se também como pianista, violonista e teórico do romantismo. Mais tarde, manifestou predileção pelo clarinete e pela trompa.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados