ft1Villa Lobos

HEITOR VILLA-LOBOS nasceu no dia cinco de março de 1887 e morreu no dia 17 de novembro de 1959 na cidade do Rio de Janeiro. Era filho de um funcionário da Biblioteca Nacional, que também era músico amador. Na infância, aprendeu a tocar violoncelo e clarinete com o pai. Também passou a frequentar aulas de teoria musical.

Profissionalmente, começou a tocar o violoncelo com apenas doze anos de idade. Dos 18 aos 26 anos, viajou pelo país e passou a se interessar pelo folclore brasileiro. Nesse período compôs as obras “Amazonas” e “Uirapuru”. Quando retornou ao Rio de Janeiro em 1913 já tinha composto, entre outras, as obras “Cânticos Sertanejos”, “Brinquedo de Roda”, “Sonata Fantasia Número 1” e as óperas “Aglaia” e “Elisa”. Em 1922, participou ativamente da Semana de Arte Moderna de São Paulo, durante a qual promoveu apresentações dos trabalhos realizados.

Viveu na cidade de Paris, capital da França, entre 1923 e 1930. Nesse período, tornou-se próximo de músicos famosos como os russos Igor Stravinski e Serguei Prokofiev. Quando voltou para o Brasil, dirigiu concertos corais gigantescos em estádios de futebol, chegando a reunir quarenta mil alunos sob regência em 1942. Em 1945, fundou a Academia Brasileira de Música. Na vasta produção dele, destacam-se ainda as obras “Bachianas Brasileiras” e “Choros”. Prestigiado no mundo todo, recebeu 66 títulos e condecorações, homenagens de importantes instituições culturais. Em 2000, por ocasião das comemorações dos 500 anos do descobrimento, foi colocado na lista das 500 personalidades mais importantes da história do Brasil.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados