bach in2Bach

JOHANN SEBASTIAN BACH nasceu no dia 21 de março de 1685, na cidade de Eisenach, Alemanha. Morreu no dia 28 de julho de 1750, na cidade de Leipzig.

Quando atingiu a idade escolar, o pai o matriculou no ginásio de sua cidade natal. Porém, já o iniciara em sua arte: ensinou-o a tocar viola e violino. Com a morte da mãe, em 1694, e do pai, em 1695, procurou apoio junto a Johann Cristoph, seu irmão mais velho, organista da Igreja de São Miguel, em Orhdruf. Retomou os estudos no liceu municipal e aumentou seus conhecimentos musicais aprendendo a arte do cravo e do órgão, ouvindo, sempre que possível, o organista Johann Pachelbel (1653-1706), músico famoso do seu tempo.

Em 1700, partiu para Lüneburg, onde se empregou como intérprete em dois grupos sinfônicos. Lá ficou até 1703, quando a alteração de sua voz de soprano o obrigou a procurar outro trabalho. Nas horas de folga, escutava o compositor Georg Boehm (1661-1733), organista da Igreja de São João. Se houvesse bom tempo, percorria aproximadamente 48 quilômetros a pé até Hamburgo para ouvir Johann Adams Reinken (1623-1722). Sonhava ser um grande organista. Porém, a oportunidade que lhe surgiu, em 1703, foi para tocar violino na orquestra do duque Johann Ernst, em Weimar. Seis meses mais tarde, a Igreja de São Bonifácio, em Arnsdadt, o convidou para ser seu organista. Abandonou imediatamente a corte de Weimar e partiu para o novo emprego, onde compôs várias peças para órgão, que já davam uma demonstração de seu inegável talento.

A coragem com que defendia suas opiniões musicais e a independência de atitudes lhe criaram um ambiente hostil na nova cidade. Em junho de 1907, mudou-se para Mülhausen, sendo nomeado como organista da Igreja de São Brás. Logo de início, desentendeu-se com o superintendente, o severo Pastor Frohme. Ao fim de um ano, demitiu-se desse emprego e retornou a Weimar, desta vez como organista e diretor da orquestra do príncipe Wilhelm Ernst. Durante os próximos nove anos, compôs quinze de suas 295 cantatas, várias tocatas, prelúdios e fugas para órgão. Descobriu, ainda, os concertos de Antonio Vivaldi, que muito o influenciaram. Não sendo promovido a mestre-de-capela em 1716, indispôs-se com o príncipe e tratou de arranjar outra colocação.

Para impedi-lo de ir embora, o príncipe alegou indisciplina injuriosa e o encarcerou durante um mês. Liberto em dezembro de 1716, rumou para Coethen, onde assumiu a função de mestre-de-capela da orquestra do príncipe Leopold Anhalt. Sem obrigação de fazer música religiosa, dedicou-se principalmente à composição de obras seculares, das quais se destacam os seis Concertos de Brandenburgo (1721), as quatro Suítes e a primeira parte do Cravo Bem Temperado, posteriormente concluído em Leipzig. A morte da esposa e o casamento do príncipe com uma mulher autoritária e pouco amiga das artes o levaram a pleitear o cargo de professor de canto e latim na Escola de São Tomás, em Leipzig. Como prova de sua capacidade, enviou para o conselho da instituição as cantatas Jesus Nomeia os Doze e a Paixão Segundo São João.

Na nova cidade, compôs a maioria de suas obras religiosas, vários motetos, missas e cantatas. Não abandonou, contudo, a música profana. Além de 27 cantatas, compôs a Arte da Fuga e a Oferenda Musical (1747), em homenagem ao rei Frederico II (1712-1786). Pelos cem anos após sua morte, seria lembrado apenas por haver pertencido a uma família de músicos renomados. Ao iniciar-se o século XIX, o compositor Félix Mendelsson encontrou casualmente o manuscrito da Paixão Segundo Mateus. Após uma luta árdua contra seus opositores — que não queriam lhe permitir, por ser judeu, a execução de uma peça de conteúdo cristão —, conseguiu apresentá-la em 1829. Foi o ponto de partida para uma pesquisa ininterrupta da produção de Bach, que, assim, viria a ser considerado um dos maiores mestres da música em todos os tempos.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados