alfredo-casella in1Casella

Nasceu no dia 25 de julho de 1883 na cidade de Turim na Região do Piemonte na Itália. Morreu no dia cinco de março de 1947, na cidade de Roma.

Compositor, maestro, pianista e professor de italiano, nasceu de uma família de músicos, iniciou os estudos de piano com a mãe aos quatro anos de idade. Com menos de onze anos deu o seu primeiro concerto. Estudou no Conservatório de Paris, o mais famoso da época, e tocou cravo na Sociedade dos Instrumentos Antigos de H. Casadesus, com o qual fez uma turnê pela Europa. Em 1908, em Montecarlo, depois em Paris, dirigiu seu primeira sinfonia.

Em 1909, quando da fundação da Sociedade Internacional de Música, foi nomeado secretário. Desde então, sua atividade de pianista e maestro foi grande. Foi assistente de Alfred Cortot (1877-1962) no Conservatório de Paris, onde ensinou piano. Foi também crítico musical na revisa Homem Livre, de Georges Clemenceau. Em 1915, voltou para a Itália, onde dirigiu algumas primeiras audições de Igor Stravinski e Maurice Ravel. Em Roma, ensinou no Liceu Musical de Santa Cecília (1915-1921) e na Academia Santa Cecília (1933).

Foi membro do Trio Italiano e fundou a Sociedade Nacional de Música, que, mais tarde, se transformou em Sociedade Internacional de Música Moderna (1917-1919. Participou ativamente da fundação do Festival de Veneza em 1930 e da Academia Chigiana de Siena em 1933. Suas atividades pedagógicas foram intensas. Foi um líder da música italiana. Escreveu óperas (A Fábula de Orfeu), balés (O Convento Veneziano, A Rosa do Sonho, etc.), coros, solos e orquestras (Missa Solemis Pro Pace), obras sinfônicas (Rapsódia Italiana, Elegia Heroica e outras).


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados