Boccherini

luigi boccherini1

LUIGI BOCCHERINI RODOLFO nasceu no dia 19 de fevereiro de 1743, na cidade de Lucca, Toscana, Itália. Morreu no dia 28 de maio de 1805, na cidade de Madrid, EspanhaEstudou música com seu pai, que era um hábil executante do contrabaixo. Depois, em sua cidade natal, tomou aulas como abade Vanucci. Aos 14 anos, foi estudar violoncelo e composição em Roma.

Em 1763, retornou a Lucca, onde compôs as suas primeiras obras. Tendo se transformado num exímio violoncelista, excursionou com o conhecido violinista Filippo Manfredi pela Europa. Nesse período, publicou em Paris a peça “Opus 1”, composta por seis quartetos para cordas. São também dessa época (1768) os dois volumes de trios para dois violinos e violoncelo, obras que firmaram a sua reputação como compositor de câmara. Em 1769, foi para Madrid, Espanha, onde exerceu o cargo de compositor da corte do infante Dom Luís.

Transferiu-se depois para a Prússia (atual Alemanha), onde trabalhou como compositor de câmara do imperador Frederico Guilherme II. Ficou lá até 1797. Retornou, depois, para Madrid, onde morreu oito anos depois, na mais absoluta miséria. Pouco antes de falecer, fazia transcrições de suas obras para o violão, vendendo-as para executantes amadores. No total, compôs 20 sinfonias, quatro concertos para violoncelo, 91 quartetos para cordas, 21 sonatas para piano e violino e dezenas de outras obras par as mais variadas combinações instrumentais. Deixou também peças para canto.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados