Harpálice

HARPÁLICE na primeira tradição era filha do árcade Clímeno. Para se vingar do pai, teria matado os próprios irmãos. Noutra versão teria matado os filhos que tivera da união incestuosa que manteve com o próprio pai. Depois de cometer o crime, serviu a carne dos jovens como refeição para o pai. Como punição dos deuses foi metamorfoseada numa ave da noite. Variantes da lenda contam ainda que a Harpálice se suicidou ou foi morta pelo Clímeno.

Na segunda tradição do mito, a Harpálice era filha do Harpálico, um tirano da Região da Trácia. Como o tirano não tivesse herdeiro homem, preparou a moça para sucedê-lo no trono. Nutriu-a de leite de vaca e égua e a treinou na arte do combate. Quando foi banido da cidade pelos súditos, a Harpálice acompanhou o pai e garantiu a ele a sobrevivência caçando nos bosques e, sobretudo, atacando os estábulos da vizinhança. Os pastores passaram a persegui-la como a um animal selvagem até conseguirem matá-la. Após a morte, a Harpálice virou motivo de culto religioso.

Referências

CLÍMENO — Filho do Teleu, rei da Arcádia. Uniu-se à filha Harpalice e, em seguida, deu-a como esposa ao Alastor. Querendo-a de volta, raptou-a e a conservou abertamente junto a si. A jovem vingou-se dele. Após matá-la, suicidou-se.

HARPÁLICO — Era pai da Harpálice. Com ela reinou na Trácia, mas também passou muitos infortúnios. Guerreiro de grandes recursos, funcionou como instrutor do Héracles (Hércules). Ensinou ao herói as artes da luta, da ginástica e da esgrima.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados