01Menelau
MENELAU era filho do Plístenes e da Aeropa. Juntamente com o irmão Agamênon, foi criado pelo tio Atreu. Depois da morte deste, foi expulso da cidade de Micenas pelo Egisto, o novo rei. Refugiou-se então na cidade de Esparta. Ali, o rei Tindaro lhe deu a filha adotiva Helena em casamento. Logo após a morte do sogro, ascendeu ao trono da cidade. Quando se ausentou para assistir aos funerais do falecido avô Catreu na cidade de Creta, a esposa foi raptada pelo príncipe troiano Páris Alexandre. Avisado, voltou à cidade e pediu ajuda ao irmão Agamênon, agora rei de Micenas.

O Agamênon convocou os chefes gregos, antigos pretendentes da Helena, para vingarem o ultraje. Menelau então consultou o oráculo sobre as condições para obter êxito numa expedição contra a cidade de Troia. O oráculo lhe ordenou que, para obter a proteção da deusa da sabedoria Atena, oferecesse a ela um colar dado à Helena pela deusa do amor Afrodite. Durante a guerra, o Menelau travou um combate com o Páris, que, ajudado pela Afrodite, conseguiu escapar. Foi um dos guerreiros que penetraram em Troia dentro de um cavalo de madeira. Durante o assalto à cidade, reconciliou-se com a esposa. Terminada a guerra, dirigiu-se para o Egito, onde viveu vinte e cinco anos.

Ao fim deste tempo, decidiu voltar para Esparta. No transcurso foi atingido por uma calmaria e se viu ameaçado pela fome. Aconselhado pelo Proteu, voltou ao Egito, onde ofereceu um sacrifício aos deuses. Conseguiu então voltar para a sua cidade. Ali viveu muitos anos em companhia da Helena. Como a esposa era filha direta do deus supremo Zeus, este concedeu a ele o privilégio de ir para os Campos Elíseos sem, no entanto, morrer. Os espartanos depois disso passaram a prestar a ele honras divinas. Na casa que habitara outrora, os jovens iam pedir-lhe vigor para irem à guerra. No cinema, diversos atores interpretaram o Menelau, com destaque para o britânico James Callis no “Helena de Troia” de 2003 e o irlandês Brendan Gleeson no “Troia” de 2004.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados