Mileto

01MILETO era filho do deus Apolo com a Deione. Banido da cidade de Creta pelo rei Minos, exilou-se na Ásia Menor (território da atual Turquia), onde fundou uma cidade à qual deu o seu nome. Esposou a Cieaneia, filha do deus fluvial Meandro. Com ela teve o Cadmo e a Biblide. Segundo outra versão, era filho do deus Apolo com a Aracális, filha do rei Minos. Abandonado ao nascer, teria sido amamentado por uma loba e recolhido por pastores.

Mais tarde, ignorando a origem do rapaz — e impressionado com a beleza dele —, o rei Minos quis violentá-lo. A conselho do Sarpedão, o irmão do rei, Mileto fugiu. Atingindo a Cária (atual Turquia), ali fundou uma cidade à qual deu o seu nome. Esposou a filha do rei Eurito. Com ela teve o Cadmo e a Biblide. Numa terceira tradição, seria filho do deus Apolo com a com a Ária. A mãe o deixou logo após o nascimento. O avô o recolheu e o educou. Mais tarde, o rei Minos enamorou-se do jovem e tentou violentá-lo. Mileto fugiu então para a Ilha de Samos, onde fundou uma cidade à qual deu o seu nome.

Referência

ruínasMILETO foi uma das mais importantes cidades gregas antigas na Jônia na atual Turquia. Ficou famosa pelo seu grande poder comercial, pela fundação de colônias no Mar Negro e por ser o berço de filósofos pré-socráticos como Tales, Anaximandro e Anaxímenes, os quais iniciaram a filosofia e as ciências naturais. A cidade deixou um legado duradouro no planejamento urbano e pensamento ocidental. Também passou para a história por ter liderado a Revolta Jônica contra a invasão persa, um marco nas Guerras Greco-Persas. Embora tenha sido dominada por persas, macedônios e romanos, manteve sua relevância cultural. Atualmente, as ruínas de Mileto podem ser visitadas na Região de Didim na Turquia.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados