caco1Caco

Filho do deus do fogo Hefesto (Vulcano para os romanos). Metade homem, metade animal, possuía três cabeças e vomitava chamas e fumo. Habitava uma caverna no Monte Aventino e pilhava as a regiões vizinhas, levando terror a todas as comunidades. Foi morto pelo Héracles (Hércules para os romanos). Ao matar o Gerião, o herói apoderara-se dos bois do gigante e se dirigia para a Itália.

Na viagem, deteve-se às margens do Rio Tibre para descansar e deixar os animais pastar. Ao despertar de um longo sono, percebeu que alguns dos animais haviam sumido. Assim, saiu para procurar os seus bois. Estes se revelaram, respondendo ao mugido do restante da boiada. De acordo com outra versão, pressionada pelo heroi, a Caca, irmã do monstro, denunciou-o, apontando-o como o autor do furto dos animais. Furioso, o Héracles penetrou na caverna-morada do monstro e o estrangulou. Em memória desse triunfo, a população, livre do Caco, levantou um altar conhecido como Ara Máxima.

Referências

HEFESTO — Uma das doze divindades do Monte Olimpo. Deus do fogo, era filho do Zeus, deus supremo, com a deusa Hera.

AVENTINO — Um dos filhos do Héracles. Deu nome a um monte onde o pai matara o monstro Caco. Esse monte é uma das sete colinas sobre as quais foi fundada a cidade de Roma.

GERIÃO — Gigante, possuía três cabeças e corpo tríplice até a altura dos quadris. Confrontou-se com o Héracles e foi morto a flechadas pelo herói.

TIBRE — Rio que nasce na região da Emília-Romanha, atravessa a Toscana, a Úmbria, o Lácio e deságua no Mar Tirreno. É o terceiro rio mais longo da Itália.

ARA MÁXIMA — Altar construído em homenagem ao Héracles após a morte do monstro Caco, subsistiu até o Século XV, quando foi demolido a mando do Papa Sisto IV.

SÉTIMO CÍRCULO — Na “Divina Comédia”, do Dante Alaighieri, é destinado aos violentos. Nele, os assassinos são imersos no sangue que derramaram em vida.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados