01Estinfalo

ESTINFALO na principal tradição era um lago na Região da Arcádia no sul da Grécia. Nas margens dele, cobertas de densa vegetação, abrigava-se uma estranha espécie de pássaros. Eram aves de rapina que se alimentavam de carne humana. Segundo outra versão, também possuíam afiadas penas de aço. Quando disparadas como flechas, essas penas eram mortais. Além da carne humana, devoravam todos os frutos dos campos. Reproduziam-se de forma tão rápida que passaram a constituir uma praga para o país.

O extermínio dessas aves constituiu um dos trabalhos impostos ao Héracles (Hércules para os romanos) pelo rei Eristeu da cidade de Micenas, a mando da deusa Hera. Para atrair os pássaros, o herói usou castanholas de bronze. Uma versão indica que ele mesmo fabricou as castanholas, mas outra afirma que os utensílios lhe foram dados pela deusa Atena. Assustadas com o ruído, as aves deixaram os refúgios onde estavam. Muitas delas foram mortas a flechadas desferidas pelo herói. Outras abandonaram a região. A partir daí, o Lago Estinfalo passou a ser um local de atração de viajantes de toda a Grécia por sua beleza e riqueza em termos de aves, anfíbios e plantas.

Pélope

Noutra tradição menos abonada, o Estinfalo era um nobre, filho do Elato e da Laódice. Ele deu nome a uma cidade da Região da Arcádia no sul da Grécia sobe a qual reinou. Teve numerosos filhos, entre os quais o Agamedes, o Górtis, o Agelau e a Partenopeia. Defendeu a região contra as investidas do Pélope. Este, vindo da Ásia Menor, pretendia conquistar todo o Peloponeso, onde se encontravam também as cidades de Esparta e Argos. Depois de anos de conflito, o pretenso invasor, simulando uma reconciliação, convidou o Estinfalo para um banquete. De boa-fé, o rei atendeu ao convite, mas durante a festa foi traiçoeiramente morto.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados