01Etéocles

ETÉOCLES era filho do Édipo com a Jocasta. Tinha como irmãos o Polinice, a Antígona e a Ismênia. Ao tomar conhecimento do incesto do pai com a mãe, junto com o irmão Polinice, baniu o genitor da cidade de Tebas. Ao receber a sentença dos filhos, o Édipo os amaldiçoou. Predisse que os dois seriam sempre inimigos e morreriam num combate fratricida. Para evitar o cumprimento da maldição, os irmãos e herdeiros do trono de Tebas entraram num acordo.

Cada um reinaria pelo período de um ano e assim sucessivamente. Coube ao Etéocles o primeiro ano de reinado. Expirado o prazo, porém, ele não cumpriu o acordo de entregar o poder ao Polinice para o ano seguinte. Este reclamou, mas não foi atendido. O ultrajado recorreu, então, à ajuda do Adrasto. Com o auxílio do rei da cidade de Argos, o Polinice organizou uma expedição militar contra Tebas. Durante a guerra, os irmãos se defrontaram num duelo corpo-a-corpo, matando-se mutuamente. Etéocles, que havia defendido a pátria, recebeu funerais suntuosos. O Polinice, por seu lado, foi condenado a ficar insepulto.

Referências

EDIPO — Filho do Laio e da Jocasta, rei e rainha da cidade de Tebas. Abandonado pelo pai ainda bebê, voltou à cidade na idade adulta. Sem saber que era filho da Jocasta, apaixonou-se por ela e com ela se casou. Dessa relação incestuosa sobrevieram quatro filhos: Antígona, Etéocles, Ismênia e Polinice.

ADRASTO — Rei de Argos. Ao participar da expedição militar contra Tebas para ajudar o amigo Polinice, só escapou da morte graças à velocidade do cavalo Arião. Refugiado na cidade de Atenas, só voltou a Argos com a ajuda do herói Teseu. Mais tarde, atacou novamente Tebas, obtendo, desta vez, a vitória.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados