Etila

ETILA era filha do rei troiano Laomedonte. Após a tomada da cidade de Troia pelos gregos, ela foi dada como escrava aos companheiros do guerreiro Protesilau. No retorno para a Grécia, os navios gregos foram atingidos por uma grande tempestade. Tiveram, então, de aportar na Trácia. Em terra firme, a Etila incitou as demais companheiras cativas a incendiarem os navios. Assim, impedidos de seguirem viagem para a terra natal, os gregos permaneceram no território trácio, onde fundaram a cidade de Cione.

Referências

Laomedonte
Era filho do Ilo e da Eurídice. Sucedeu o pai no reino da cidade de Troia. Segundo a versão mais corrente, casou-se com a Estrimo e com ela teve vários filhos, entre os quais o Príamo, que viria, mais tarde, a sucedê-lo no trono. Pediu aos deuses Poseidon e Apolo ajuda para a construção das muralhas da cidade. Foi morto pelo Héracles (Hércules).

Protesilau
Era filho do Íficlo, rei da Tessália, com a Astioqueia. Casou-se com a Laodâmia, filha do Acasto, um dos argonautas. Antes mesmo do cumprimento dos sacrifícios rituais do casamento, deixou a esposa e partiu para a Guerra de Troia. Tinha sob seu comando um contingente de quarenta navios.

Trácia
É uma região histórica do sudeste da Europa. Antiga região macedônica, era habitada por populações da raça pelásgica. Na antiguidade, teve por limites terrestres o Rio Nestos e as margens do Rio Danúbio. Era um grande corredor natural para os povos indo-europeus que passavam em direção à Grécia.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados