Fineu

FINEU na tradição mais importante era rei da Trácia. Abusava do dom da adivinhação, poder que lhe dera o deus da luz Apolo, revelando aos homens as intenções dos deuses. Para puni-lo, o deus supremo Zeus tirou-lhe a visão. Entre voltar a enxergar e viver uma longa vida, optou pela segunda alternativa. O deus do sol Hélio, encolerizado diante desse comportamento, enviou-lhe as Hárpias. Esses seres alados passaram então a atormentar o rei de todas as maneiras, tirando-lhe inclusive a comida que os servos lhe deixavam. Como adivinho, o Fineu indicou ao Frixo o caminho para a Cólquida.

Mas quando os Argonautas lhe pediram igual orientação, impôs-lhes a condição de que o livrassem das Hárpias. O trabalho foi conferido aos Boréadas. Noutra versão para a cegueira do Fineu, a lenda conta que ele esposou a Cleópatra, filha do Bóreas. Com ela teve dois filhos: Plexipo e Pandião. Mais tarde, repudiou a esposa e se casou com a Ideia. Esta acusou os enteados de terem tentado violentá-la. Sem averiguar o caso, o rei puniu os jovens, cegando-os. Os Argonautas tomaram conhecimento do fato quando passaram de volta pela Trácia. Os Boréadas, os irmãos da Cleópatra, vingaram-se da sorte conferida aos sobrinhos e vazaram os olhos do Fineu. Fizeram com o rei o que ele fizera com os filhos.

Referências

TRÁCIA — É uma região histórica do sudeste da Europa. Antiga região macedônica, era habitada por populações de raça pelásgica. Atualmente é dividida entre a Grécia, a Turquia e a Bulgária. É banhada pelo Mar Negro e pelo Estreito do Bósforo  ao leste, pelo Mar de Mármara ao sudeste e pelo Estreito do Dardanelos e pelo Mar Egeu ao sul.

ARGONAUTAS — Foram os heróis que a bordo do navio Argos empreenderam viagem à Colquida com o objetivo de buscar o Tosão de Ouro. Esse tosão possibilitaria ao Jasão a ascensão ao trono da cidade de Iolco, lugar usurpado pelo tio dele, o Pélias. Os Argonautas eram cerca de cinquenta, com destaque para o Jasão, o Héracles (Hércules), o Castor e o Pólux.

BORÉADAS — Eram os descendentes do vento norte Bóreas. O termo se refere especialmente ao Calais e ao Zetes, gêmeos que o deus tivera com a Orítia. Esses jovens possuíam asas nos calcanhares. Nasceram na TráciaCalais era aquele que “soprava docemente” e Zetes aquele que “soprava forte”. Os dois faziam uma dupla perfeita.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados