01Honório II
LAMBERTO SCANNABECCHI nasceu no dia nove de fevereiro de 1060 na cidade de Fagnano na Região da Calábria na Itália. Morreu no dia treze de fevereiro de 1130 na cidade de Roma. Governou a Igreja Católica por cinco anos e dois meses. Foi eleito por aclamação dos cardeais no dia quinze de dezembro de 1124. Entronizou-se no cargo de papa no dia 21 do mesmo mês e ano. Quando da morte do Calixto II, não era o favorito para ganhar a eleição e sequer para ser aclamado.

Historiadores sustentam a tese de que teria havido suborno para que isso acontecesse. Não obstante a origem duvidosa da eleição, acabou por se tornar um papa eficiente e reformista. Promoveu a renovação moral e espiritual da igreja e demonstrou bondade para com as ordens religiosas mais novas que combinavam a vida contemplativa com a ativa. Persuadiu ainda o rei Luís VI da França a resolver as diferenças hierárquicas existentes no clero daquele país. Assegurou ainda a admissão de núncios apostólicos para a Inglaterra. O ato mais importante da administração dele foi o consentimento em 1129 para o estabelecimento da regra da Ordem dos Templários.

Referência

ORDEM DOS TEMPLÁRIOS foi fundada em 1118 para dar sustentação militar à Igreja Católica. O propósito original era proteger os cristãos que voltaram a fazer peregrinações a Jerusalém após a conquista da cidade. Os membros da ordem faziam votos de pobreza, castidade, devoção e obediência. Usavam mantos brancos com a característica cruz vermelha. De acordo com estudos históricos, os templários chegaram a ter em suas fileiras mais de vinte mil membros. A ordem foi oficialmente extinta no dia 22 de março de 1313 pelo papa Clemente V. A lenda sobre a atuação dos templários atravessou os tempos. Na literatura, diversas obras trataram do tema, com destaque para a “Templários, Os Cavaleiros de Deus” do britânico Edward Burman.


 

Papas Italianos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados