paulo ii in1Paulo II

PIETRO BARBO nasceu no dia 23 de fevereiro de 1417, na cidade de Veneza. Itália. Morreu no dia 26 de julho de 1471, na cidade de Roma. Foi eleito no dia 30 de agosto de 1464. Era sobrinho do papa Eugénio IV (1383-1447). 

Começou sua carreira na Igreja quando seu tio foi eleito papa, o que lhe permitiu uma promoção rápida para arquidiácono em Bolonha, para bispo de Cervia e Vicenza e, finalmente, cardeal, em 1440. Foi eleito por unanimidade e fez o juramento de abolir o nepotismo (emprego de parentes) então existente na Cúria RomanaPrometeu também combater os turcos e convocar um concílio ecumênico no prazo de três anos, o que acabou não acontecendo.

Isso lhe valeu a perda da confiança do Colégio de Cardeais. Inicialmente, queria tomar o nome de Formoso II (considerava-se muito bonito), mas foi convencido a usar o título de Paulo II. Em 1466, tentando se livrar de alguns serviços prestados no Vaticano, começou por uma escola responsável pela elaboração dos documentos papais, o que causou uma onda de indignação entre os poetas e retóricos da cidade. O poeta Bartolomeu Platina, por exemplo, reclamou em altos brados e foi preso depois de escrever uma carta de ameaça ao pontífice.

Embora tenha sido liberado mais tarde, voltou para a prisão no ano seguinte, sob a acusação de conspiração. Em vingança, escreveu Vitae Pontificum , uma biografia nada benéfica do papa. No entanto, alguns historiadores reconhecem o seu sentido de justiça, suas reformas na administração da igreja e a luta contra a corrupção oficial. Durante seu pontificado, estabeleceu a celebração do jubileu a cada 20 anos e tentou, sem sucesso, organizar uma cruzada contra o Império Otomano. Oficialmente, sua morte foi devido a uma indigestão ou asfixia com frutas. No entanto, há uma corrente que defende a tese de que ele teria morrido de um ataque cardíaco em sua cama, depois de ser sodomizado por um pajem. A sua homossexualidade era publicamente comentada nos bastidores da igreja e de Roma.


 

Papas Italianos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados