Gregório XIII
UGO BOUCAMPAGNO foi eleito papa em 14 de maio de 1572. Nasceu no dia 7 de janeiro de 1502, na cidade de Bolonha, Itália. Morreu no dia 10 de 1585, na cidade de Roma.
Destacou-se por ter promulgado o calendário atual (Calendário Gregoriano) em 24 de fevereiro de 1582, reformando o antigo Calendário Juliano. Estudou e leccionou Direito e Jurisprudência na Universidade de Bolonha. Em 1538, foi chamado a Roma pelo papa Paulo III e subiu rapidamente na hierarquia da Igreja Católica. Elevado a cardeal pelo papa Pio IV, foi um dos presentes no Concílio de Trento. Em 1572, foi eleito para suceder o papa Pio V, ano em que fundou o Colégio dos Jesuítas em Roma.
Em 1580, publicou uma edição melhorada do Código Canônico (Corpus Juris Canonici). Como papa, conspirou em vão para destronar a rainha Elizabeth I, da Inglaterra — uma protestante — e enviou, em 1578, o capitão Thomas Stukeley para a Irlanda, de forma a minar o poder da monarca. Mas Stukeley se desviou do plano inicial e se juntou ao rei português Dom Sebastião na sua cruzada sobre o Marrocos, que haveria de acabar em tragédia. Estes planos só resultaram no afastamento maior entre a igreja da Inglaterra e Roma. Fortemente antiprotestante, o papa comemorou o Massacre de São Bartolomeu, ocorrido na França, com uma missa Te Deum e uma medalha comemorativa.
Este fervor por levar a cabo a tarefa de conversão dos ingleses ao catolicismo sem olhar a despesas, deixou vazios os cofres do erário do Vaticano, o que o obrigou a recolher fundos para a causa através de novas vias de financiamento. Fixou a atenção nos feudos e baronias que a igreja tinha cedido a nobres de Roma e no escasso proveito que eles extraíam desses territórios. Propôs-se confiscar tais bens, cujos concessionários não estavam com contas acertadas, e os que se encontravam na posse de herdeiros ilegítimos. A aristocracia reagiu perante o que interpretou como uma declaração de guerra e ocorreram pilhagens, motins e verdadeiras matanças, criando-se um clima de desordem na qual proliferou todo o tipo de proscritos e foragidos. Estes espalharam atos de banditismo por toda a zona em torno de Roma. O papa não teve capacidade para atacar tal desordem, nem tempo para tentar fazer, pois morreu em 10 de abril de 1585, deixando os estados papais em plena turbulência.