20200525aClemente
VII

JÚLIO JULIANO DE MÉDICI nasceu no dia 26 de maio de 1478, na cidade de Florença, Região da Toscana, Itália. Morreu no dia 25 de setembro de 1534, na cidade de Roma. Filho de um nobre da cidade natal com uma mulher desconhecida, desde criança esteve direcionado para a vida eclesiástica. Estudou Direito Canônico na Universidade de Pisa e acompanhou de perto o primo João Lourenço de Médici, o qual, mais tarde, seria eleito papa com o nome de Leão X.

No decorrer, ascendeu ao posto de cardeal em setembro de 1513 por ação do poderoso primo e ao posto de cardeal-arcebispo em dezembro de 1517. Com a morte do Papa Adriano VI, elegeu-se sumo pontífice no dia 19 de novembro de 1523. Dirigiu a Igreja Católica por mais de dez anos até morrer em 1534. Além da igreja, governou outros estados papais. Chamado de “o mais infeliz dos papas”, teve o seu reinado marcado por uma sucessão de lutas políticas, militares e religiosas. Essas lutas tiveram consequências importantes para a política mundial. Com os problemas decorrentes da Reforma Protestante, o Clemente VII tentou reunificar a cristandade, mas teve diversos dos seus projetos frustrados.

Uma dessas frustrações, o divórcio contencioso do rei inglês Henrique VIII, resultou no rompimento daquele país com a Igreja Católica. Em 1527, chegou a ter a liberdade contida em decorrência dos conflitos com o imperador sacro romano-germânico Carlos V, o que o levou a se aliar às políticas do seu carcereiro para poder sair do confinamento no Castelo de Santo Ângelo. Pessoalmente, o Clemente VII era uma pessoa muito culta. Na área do conhecimento científico, aprovou pessoalmente em 1533 a teoria do Nicolau Copérnico segundo a qual a Terra girava em torno do Sol. Humanista, emitiu ordens específicas para a proteção dos judeus frente aos arroubos do Tribunal da Inquisição. Administrativamente, aprovou a criação da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.


 

Papas Italianos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados