alexandre-iii-papa1Alexandre III

ORLANDO BANDINELLI nasceu no ano de 1105 na cidade de Siena, Toscana, Itália. Morreu no dia 30 de agosto de 1181, na localidade de Civita Castellana, Lácio. Foi eleito papa no dia 7 de Setembro de 1159.

Em outubro de 1150, foi ordenado deão de São Cosme e Damião. Depois, em 1150, ascendeu ao cargo de cardeal, em São Marcos. Professor de direito canônico em Bolonha, foi muito influente durante o pontificado de seu antecessor, Adriano IV. Durante esse período, escreveu a obra Sentenças, com base na Introductio ad Theologiam, de Pedro Abelardo. Eleito papa, teve de enfrentar a oposição do imperador alemão Frederico I Barbarroxa, que nomeou três antipapas: Vítor IV, Pascoal III e Calisto III.

Com a derrota de Barbarroxa na Batalha de Lengano em 1176, pôde voltar a Roma, da qual fora forçado a sair duas vezes. Em 1179, costurou o acordo de Veneza, pelo qual assumiu de vez o posto de único líder da Igreja Católica. Para assegurar a liberdade da igreja para dali em diante, reuniu em Roma o III Concílio de Latrão, que reformou o processo de eleição papal. Enfrentou o rei Henrique da Inglaterra e reconheceu a independência de Portugal e a assunção do rei Afonso Henriques, através da bula Manifestis Probatum. Protetor da cultura, fundou universidades. Em sua homenagem, foi fundada cidade piemontesa de Alexandria, às margens do Rio Pó.


 

Papas Italianos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados