gregorio-xivGregório XIV

Niccolò Sfondrati nasceu no dia 11 de fevereiro de 1535 e morreu no dia 16 de outubro de 1591, na cidade de Roma Era filho de um senador de Milão e de Ana Visconti. Estudou em Perugia, Bolonha e doutorou-se em Pavia. No ano de 1560, tornou-se bispo de Cremona (onde acolheu favoravelmente os clérigos teatinos e barnabitas e criou um seminário), tendo participado na revisão do Índex (conjunto de leis do Vaticano) no Concílio de Trento. Em dezembro de 1583, foi nomeado cardeal de Santa Cecília e no, dia 8 de dezembro de 1590, foi consagrado papa.

Partidário da reforma da igreja, mesmo quando ainda desempenhava os cargos de bispo e de cardeal, continuou a sua missão durante o curto espaço de tempo que durou o seu reinado. Representou um valioso apoio nas lutas que se empreendiam na França contra o protestante Henrique IV. Enviou o seu sobrinho Hércules Sfrondati à frente de uma milícia armada para combater os huguenotes, ajudando a Liga Católica. Ameaçou também os clérigos que se tinham colocado do lado dos protestantes com a excomunhão, caso não alterassem a sua posição. Renovou a norma que proibia a alienação de territórios da igreja com finalidades feudatárias.

Foram também tomadas importantes medidas que visavam à supressão da miséria e sofrimento causados pela fome e pelas terríveis epidemias consequentes. Através da bula Onus Apostolicae Servitutis, emitida no dia 15 de maio de 1591, indicou com precisão os trâmites das visitas ad limina (relatórios periódicos diocesanos que os bispos deveriam apresentar em Roma para serem avaliados por uma comissão específica). Além disso, finalizou a organização das congregações de Roma, que tinha sido iniciada pelo papa Sisto V, determinando a organização de uma comissão que terminasse a retificação da tradução da Bíblia e impôs regras para o direito de asilo das igrejas. Governou a igreja entre dezembro de 1590  a outubro de 19591. O seu túmulo encontra-se na Basílica de São Pedro.


 

Papas Italianos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados