Hespérides

02

HESPÉRIDES são as ninfas do poente, designação da Egle, da Erítia e da Hesperaretusa. Conforme diferentes lendas, eram filhas da Noite, do Zeus com a Têmis, do Fórcis com a Ceto ou do Atlas com a Hésperis. Habitavam nas proximidades do Monte Atlas na Mauritânia na região ocidental da África. A principal função delas consistia em velar o jardim dos deuses, tarefa que partilhavam com o Ladão, um dragão de sete cabeças.

Nesse jardim estavam plantados os pomos de ouro, presentes que a deusa Hera recebera da Gaia quando esposou o Zeus. O Hércules, cumprindo mais um dos doze trabalhos a ele impostos, foi encarregado pelo Euristeu de ir buscar esses frutos. Sem conhecer o caminho, dirigiu-se para o norte. Perto da cidade de Delfos, defrontou-se com o bandoleiro Cicno, filho do deus da guerra Ares. Na Ilíria, o herói deixou-se conduzir pelas ninfas do Rio Erídano à presença do deus marinho Nereu. Este indicou-lhe o caminho certo para chegar ao jardim das Hespérides.

Seguindo a orientação, o Hércules passou pela Líbia, onde lutou com o gigante Anteu. No Egito, esteve a ponto de ser sacrificado pelo Busíris. Na Arábia, matou o Emátion e no Cáucaso libertou o Prometeu. Finalmente chegou ao país dos Hiperbóreos. Ali, encontrou o gigante Atlas. Este portava a abóbada celeste sobre os ombros. Hércules ofereceu-se para segurar a abóbada enquanto o gigante iria ao jardim das Hespérides colher os frutos desejados. Tão logo teve os pomos nas mãos, o herói correu para entregá-los ao Euristeu. Este consagrou os pomos à deusa da sabedoria Atená. A deusa, contudo, devolveu os pomos de ouro às Hespérides, pois, de acordo com a lei divina, os frutos não deviam sair do jardim celeste.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados