HÉCATE era filha do Perses com a Astéria. Originária da Trácia, era primitivamente uma deusa lunar. Apresentava traços da Artémis, sendo às vezes assimilada à deusa da vegetação. O nome parece ser a forma feminina do Hécato (o que fere de longe), epíteto do Apolo, o deus da luz. Tão poderosa no céu como na terra, a Hécate concedia aos homens a prosperidade material, o dom da eloquência nas assembleias políticas, a vitória nas batalhas e nos jogos. Também promovia o aumento dos rebanhos e favorecia a pesca. Assim como a Artémis e o Apolo, protegia a juventude.
Aos poucos passou a presidir as cerimônias de magia e encantamento, ligando-se ao mundo dos mortos. Aparecia frente aos feiticeiros com uma tocha em cada mão ou sob a forma de diferentes animais. Os gregos costumavam atribuir a ela a invenção da feitiçaria. Ela ficava de preferência nas encruzilhadas, junto aos túmulos ou nos lugares onde havia ocorrido crimes. Nas encruzilhadas colocavam a estátua dela sob a forma de uma mulher com três corpos ou três cabeças. Junto à imagem depositavam oferendas para atraírem o favor dela. Entre os romanos, a Hécate era assimilada à deusa Trívia e entre os egípcios à deusa Heket.
Referências
PERSES era filho do titã Crio com a Euríbia. Esposou a Astéria e com ela teve numerosos filhos, entre os quais a Hécate. Reinou sobre a Táurida e depois usurpou do irmão Eetes o trono da Cólquida. Foi morto pelo Medo, filho da Medeia e neto do Eetes.
ASTÉRIA era filha do titã Ceo com a Febe. Amada pelo Perses, teve com ele a Hécate. Metamorfoseou-se em codorna para escapar da perseguição amorosa do deus supremo Zeus. Depois jogou-se ao mar e se transformou na ilha rochosa de Ortígia. Nessa ilha, que mais tarde passou a se chamar Delos, a Latona se refugiou para dar à luz ao Apolo, deus da luz, e à Artémis, deusa da vegetação.
TRÁCIA é uma região histórica do sudeste da Europa. Antiga região macedônica, era habitada por populações de raça pelásgica. Atualmente é dividida entre a Grécia, a Turquia e a Bulgária. É banhada ao leste pelo Mar Negro e pelo Estreito do Bósforo, ao sudeste pelo Mar de Mármara e ao sul pelo Estreito do Dardanelos e pelo Mar Egeu.