Meríones
MERÍONES — Herói nascido na cidade de Creta. Era filho do Molo e da Mélfis. Tendo figurado entre os pretendentes da então princesa Helena, participou da Guerra de Troia ao ser convocado pelo rei Agamenon da cidade de Micenas. Comandou, junto com o amigo Idomeneu, um contingente de oitenta navios. Em Troia, matou diversos adversários, entre os quais o Acamante. Tomou parte nos combates em torno do corpo do Pátroclo quando este foi morto pelo herói Heitor. Também se encarregou de reunir madeira para a pira do herói grego.
Em seguida, saiu-se vencedor de arco e flecha nos jogos que o Aquiles mandou realizar em homenagem ao Pátroclo. Terminada a guerra, retornou à cidade de Cnossos. Mais tarde, dirigiu-se para a Sicília, onde recebeu acolhida dos colonos cretenses estabelecidos nas cidades de Heracleia Minos e Êngio. Os historiadores costumam atribuir a ele a fundação da cidade de Cressa na Panflagônia na Região da Ásia Menor (atual Turquia). Como outros heróis gregos, Meríones era considerado descendente dos deuses. Como bisneto do rei Minos, os ancestrais dele seriam em ordem crescente a Pasífae, o Hélio, a Europa e o próprio deus supremo Zeus.
Referência
MOLO — Pai do herói Meríones. Cretense, era filho do Deucalião. Segundo uma versão, ao tentar violentar uma ninfa, foi decapitado. Para comemorar esse fato, era realizada na cidade de Creta uma festa na qual desfilava um boneco sem cabeça denominado “Molo”. Atribui-se a ele também a paternidade da Molíone, entidade da Etólia, cuja importância do mito consistia no fato de ser mãe do Eurito e do Cléato, filhos que teve com o deus Poseidon.
Follow @otiooda
© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados