james-cook1James Cook
Nasceu no dia 27 de outubro de 1728, na localidade de Marton, Inglaterra. Morreu no dia 14 de fevereiro de 1779, na localidade de Kealakekua, Havaí.

Filho de um camponês, foi inicialmente aprendiz de merceeiro. Depois, com pescadores, aprendeu o ofício de marinheiro. Adquiriu, sem professores, noções de fundamentais de matemática e astronomia, entrando, em 1755, para a marinha real. Tomando parte em operações navais em águas canadenses, completou a sua formação científica, sendo encarregado, entre 1763 e 1767, de fazer os levantamentos das costas da Terra Nova.

Sob ordem do governo britânico, executaria outras viagens ao redor do mundo. A finalidade da primeira (1768-1771) foi observar no Taiti a passagem do Planeta Vênus sobre o Sol. Partindo de Plymouth em 25 de agosto de 1768, comandando o navio Endeavour, dobrou o Cabo Horn e entrou no Oceano Pacífico. Depois do Taiti, descobriu o arquipélago a que chamou de Ilha da Sociedade, reconheceu a Nova Zelândia, redescobriu o Estreito de Torres e retornou à Inglaterra.

Sua segunda viagem (1772-1775) teve por objetivo resolver o problema do continente austral, que há muito atormentava os geógrafos. Partindo em 13 de julho de 1772 com dois navios — Resolution e Adventure —, fez três cruzeiros antárticos e adquiriu a certeza da inexistência de um grande continente austral. Durante essa viagem, visitou novamente a Nova Zelândia, descobriu as Ilhas Sandwich e retornou à Inglaterra em junho de 1775. Durante a terceira viagem (1776-1779), com os navios Resolution e Discovery, descobriu o Arquipélago do Havaí em 18 de janeiro de 1778. Depois, costeou o continente americano e tentou, através dos gelos do Estreito de Béring, descobrir a passagem do noroeste. Foi obrigado, entretanto, a se dirigir para o sul, fazendo uma escala no Havaí, onde os índios o mataram. Deixou diários de suas viagens. É considerado o primeiro dos navegadores científicos modernos.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados