01Fried

ALFREDO HAERMANN FRIED nasceu no dia 11 de novembro de 1864 e morreu no dia cinco de maio de 1921 na cidade de Viena, capital da Áustria. Nascido no seio de uma família de classe alta, pôde estudar nas melhores escolas do país. Na faculdade, interessou-se pela literatura. Ao ler a obra “Abaixo às Armas” da conterrânea Bertha von Suttner, ficou vivamente impressionado com a robustez do texto em favor da paz. Por isso, convidou a escritora para trabalharem juntos. Em 1892 começaram a publicar uma revista destinada a discutir temas relacionados ao assunto.

No artigo “A Observação da Paz”, muito aplaudido no país, o Fried expressou a filosofia pacifista que o impulsionava. O próximo passo em favor da causa foi a fundação da Sociedade Alemã Pela Paz. Foi dele a ideia da criação de uma organização para garantir a paz mundial. Essa ideia viria a ser concretizada com a criação da Liga das Nações, posteriormente transformada na ONU. Pelo trabalho desenvolvido nessa área, recebeu em 1911 o Prêmio Nobel da Paz. Ao lado do ativismo político, teve tempo também de se dedicar ao estudo do esperanto, língua destinada a facilitar a comunicação em todo o mundo. Assim, publicou em 1903 o livro “Lingua Auxiliar Internacional Esperanto”.

Esperanto

ESPERANTO é a língua planejada mais falada no mundo. Ao contrário da maioria das outras línguas planejadas, saiu dos níveis de projeto (publicação de instruções) e semi-língua (uso em algumas poucas esferas da vida social). O iniciador da língua, o médico judeu Ludwik Lejzer Zamenhof, publicou a versão inicial do idioma em 1887 com a intenção de criar uma língua de mais fácil aprendizagem e que servisse como língua franca internacional para toda a população mundial. O esperanto é empregado em viagens, correspondências, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensino de línguas, televisão e transmissões de rádio. Apesar da facilidade gramatical, enfrenta dificuldades para ser adotada como língua auxiliar universal.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados