João Caboto
GIOVANNI CABOTO nasceu em dia e mês incertos do ano de 1450, na cidade de Gênova, então uma república italiana. Morreu em dia e mês incertos do ano de 1498, na cidade de Londres, Inglaterra. Em 1461, foi viver na cidade de Veneza, tornando-se cidadão dessa república em 1466.
Durante uma das suas viagens pelo Mar Mediterrâneo, visitou a cidade de Meca, grande centro de troca de produtos orientais e ocidentais. Acreditando que seria mais rápido e fácil trazer os produtos do extremo oriente através de um caminho marítimo, mudou-se, em 1484, para a cidade de Londres, com o objetivo de obter financiamento para a descoberta de uma nova rota comercial.
Em 1493, chegaram à Inglaterra notícias de que outro genovês — Cristóvão Colombo — havia atingido as índias através do ocidente. Em maio de 1497, conseguiu, enfim, armar uma expedição, partindo do Porto de Bristol. Após 52 dias no mar, o navegador atingiu a Ilha do Cabo Bretão, no Canadá. A bandeira real foi hasteada e decretada a posse em nome do rei da Inglaterra. Ele acreditava ter atingido o nordeste da Ásia. De volta a Londres, recebeu do rei inglês uma pensão por haver encontrado uma nova ilha. Os planos dele, porém, eram mais ambiciosos: pretendia atingir o Cipango, nome dado, então, ao Japão, o que faria da capital inglesa o maior centro de comércio das especiarias da Europa.
Em junho de 1498, em nova tentativa de chegar à Ásia, atingiu a Groelândia. Esperando encontrar uma passagem para o oriente, navegou pela região costeira, em direção ao norte. Conforme avançava, o frio se tornava mais intenso e os icebergs, maiores. Além disso, corria, entre os participantes da viagem, a história de que a Terra se inclinava naquela região, tragando os navios que dela se aproximavam. Em vista da insistência do navegador em prosseguir, a tripulação se amotinou, obrigando-o a mudar o rumo. Na viagem que empreendeu de volta, ao explorar as regiões costeiras, continuava a manter a crença de que estava no Continente Asiático, prestes a chegar ao Japão. Mas tal não aconteceu. Chegou à Inglaterra em 1498, morrendo pouco depois, sem conseguir realizar o sonho.