butch cassidy1Butch Cassidy

ROBERT LeROY PARKER nasceu no dia treze de abril de 1866, na cidade de Beaver, Estado de Utah, Estados Unidos. Ainda jovem, adotou o pseudônimo de Butch Cassidy, em homenagem ao Mike Cassidy, um antigo ladrão que o ensinara a furtar gado. Em 1890, com o dinheiro dos assaltos, comprou uma fazenda perto da cidade de Dubois, Estado do Wyoming.

Este local ficava próximo de uma formação geológica natural, a qual possibilitava  aproteção da quadrilha. Era um esconderijo perfeito, levantando, por isso, a suspeita de que a fazenda era, na realidade, uma fachada para esconder as atividades clandestinas do grupo. Em 1894 foi preso. Cumpriu dezoito meses de uma pena de vinte e quatro. Após a libertação, associou-se a um círculo de criminosos.

Juntamente com outros foras-da-lei, formou a quadrilha que ficaria conhecida pelo nome de Wild Bunch, aumentando consideravelmente a a atividade criminosa em roubo de bancos, comboios, carruagens, cavalos e gado. Em dois de junho de 1899, a quadrilha roubou um trem de passageiros da Union Pacific Railroad. A ação criminosa ficou muito famosa, o que levou muitos detetives particulares a perseguirem a quadrilha. Mas nenhum dos bandidos foi apanhado. Mas, em julho de 1899, ele liderou uma tentativa de roubo mal sucedida no Estado do Novo México, resultando na prisão do parceiro Elzy Ray. Logo, arrumou outro comparsa com o nome de Sundane Kid. A dupla se tornaria lendária.

Depois de muitos roubos espetaculares, a dupla começou a ser perseguida implacavelmente pela polícia americana. Por isso, os dois bandidos decidiram tentar a sorte na América Latina. Chegaram à cidade de Buenos Aires, Argentina, em 1901. Usando nomes falsos, hospedaram-se no melhor hotel da cidade. Entre 1902 e 1906 levaram uma vida confortável, na condição de fazendeiros, mas quando acabou o dinheiro, voltaram aos roubos. O primeiro assalto na Argentina foi a um banco de Rio Gallegos, na província de Santa Cruz. Também atuaram na Bolívia, no Peru e no Chile. A vida de aventuras dos dois malfeitores foi adaptada diversas vezes para o cinema. A mais famosa é de 1969, com o Paul Newman na pele o Butch Cassidy e o Robert Redford na pele do Sundance Kid.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados