Diegro de Almagro
Nasceu em dia e mês incertos do ano de 1475, na cidade de Almagro, Cidade Real, Espanha. Morreu no dia 8 de julho de 1538, na cidade de Cuzco, Peru.
Conquistador espanhol, alcunhado de “O Velho”. Sus origens permanecem obscuras. Tomou o sobrenome por ser o filho ilegítimo de Juan e Elvira Gutierrez Montenegro. Para salvar a honra da sua mãe, a família o levou para o povoado vizinho de Bolaños de Calatrava, ficando sob a tutela de um tio chamado Hernán Gutiérrez até os quinze anos, quando, devido à rigidez de seu tio, fugiu de casa. Foi até sua mãe, que já vivia com novo marido, para avisá-la do ocorrido e que iria viajar pelo mundo.
A genitora, angustiada, teria lhe dado algumas moedas. Anos mais tarde, depois de participar de várias campanhas militares, inclusive nas Índias Ocidentais, empreendeu com Francisco Pizarro, a partir de 1522, a conquista do Peru, na América do Sul. Responsável pelo assassinado do chefe inca Atahualpa, foi, mais tarde, nomeado governador do Peru Meridional. Partiu, então, para a conquista do Chile, chegando até a região do Lago Aconcágua. De volta ao Peru entrou em disputa com o Francisco Pizarro. Derrotado na Batalha de Salinas, foi feito prisioneiro e, depois, executado. Seu filho, também chamado Dieg, vingou sua morte, matando Pizarro.