César Borgia
CESARE BORGIA nasceu no dia 13 de setembro de 1475, na cidade de Mendavia, Espanha. Morreu no dia 12 de março de 1507, na cidade de Viana, Navarra. A cidade natal, na época, pertencia aos Estados Papais. Era o filho mais moço do Rodrigo Bórgia, o futuro papa Alexandre VI. Por causa dessa condição, quando o pai se elegeu, foi guindado ao cargo de arcebispo da cidade de Valência, Espanha, aos 16 anos.
Na maioridade, dedicou-se, através de meios violentos, à retomada da Região da Romanha aos feudatários da Santa Sé. Concluído o objetivo, foi nomeado, pelo próprio pai, duque da região retomada. Para se desvencilhar dos seus principais inimigos, convidou-os para um repasto no Castelo de Sinigaglia, assassinando-os friamente. Depois da morte do pai, teve a prisão decretada pelo novo papa, Júlio II. Também foi obrigado a liberar todas as suas fortalezas.
Libertado cinco meses depois, foi para a cidade de Nápoles, na Campânia, com um salvo-conduto para o vice-rei. Entretanto, foi novamente preso. Conseguindo fugir, procurou a proteção do rei de Navarra, com cuja irmã havia se casado. Feito comandante do exército do cunhado, foi morto durante um assédio na cidade de Viana. No cinema, foi representado pelo Orson Welles no filme “O Favorito dos Bórgias”, lançado em 1949. Foi também interpretado pelo François Arnaud na série “Os Bórgias”, iniciada em 2011 e finalizada em 2013.