Deméter

20201019b

DEMÉTER era uma das doze divindades do Monte Olimpo, filha do deus do tempo Cronos e da Cibele. Deusa da terra cultivada, favorecia sobretudo a germinação do trigo. Unindo-se ao Iasão, teve o Pluto, o deus da abundância. Transformou-se em égua para escapar da perseguição do deus do mar Poseidon. Este tomou a forma de cavalo e a amou. Dessa união, nasceu o veloz Arião. Do deus supremo Zeus gerou a Prosérpina. Esta, depois, foi raptada pelo deus dos infernos Hades. Inconsolável com a perda da filha, saiu à procura dela. Durante nove dias e nove noites errou pela terra. No décimo dia, o Sol lhe revelou o autor do rapto. 

Encolerizada, decidiu não voltar à morada dos deuses enquanto a filha não lhe fosse devolvida.Tomou o aspecto duma velha e foi para a cidade de Elêusis, onde encontrou abrigo na corte do rei Céleo. Durante o tempo em que permaneceu longe do Monte Olimpo, a terra se tornou estéril, ameaçando os mortais de fome e epidemias. Preocupado, o deus supremo Zeus pediu ao irmão Hades que devolvesse a moça à mãe. O deus dos infernos concordou, mas a Prosérpina teria de passar um período do ano com ele. Diante da posição favorável da filha, a Deméter concordou. Os Mistérios de Elêusis, celebrados no culto à deusa na Grécia, interpretam essa lenda como um símbolo contínuo de morte e ressurreição.

20201019aSuperado o problema da filha, disputou com o deus do fogo Hefestos a posse da Sicília. Com o deus do vinho Dioniso, disputou a Campânia. Esse episódio explica a riqueza da Campânia em vinhas e trigais. Os atributos da Deméter são a espiga e o narciso. O pássaro preferido dela é o grou e a vítima que prefere nos sacrifícios em sua honra é a porca. A deusa é representada sentada, com tochas ou uma serpente. No século cinco antes da Era Cristã o culto dela foi introduzido na cidade de Roma, onde se identificou com a deusa Ceres. No filme “Fúria de Titãs”, lançado em 2010, que conta a derrocada dos deuses gregos, a Deméter é vivida pela atriz Charlotte Comer.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados