Idomeneu

IDOMENEU era rei da cidade de Creta. Filho do Deucalião e neto do Minos, figurou entre os pretendentes da bela Helena. Participou da Guerra de Troia, conflito destinado a resgatar a amada, então casada com o Menelau, o rei da cidade de Esparta. Comandou uma frota de oitenta navios e representou seis cidades no evento bélico. Distinguiu-se como um dos mais corajosos heróis da guerra. Estava entre os soldados que, dentro do cavalo de madeira, tomaram a cidade de Troia. Segundo uma versão, a frota dele teria sido atingida por uma violenta tempestade quando retornava à pátria.

Prometeu então ao deus das águas Poseidon que sacrificaria para ele o primeiro ser humano que encontrasse se chegasse são e salvo a Creta. Tão logo lançou âncora na cidade avistou o próprio filho. Fiel ao voto dado ao deus, matou o rapaz. Logo em seguida, Creta foi atingida por uma peste. Os habitantes justificaram a calamidade como sendo um castigo dos deuses diante do crime cometido. Assim, resolveram bani-lo do reino. Idomeneu seguiu então para a Itália Meridional, onde fundou a cidade de Salento (hoje Soleto). A história do rei inspirou o compositor clássico austríaco Wolfgang Amadeus Mozart a escrever a ópera “Idomeneo, Rei de Creta” em 1781.

Referência

CRETA é a maior e mais populosa ilha da Grécia. Situada no sul do Mar Egeu, coloca-se como a quinta maior ilha da Região do Mediterrâneo. Foi lá que floresceu a Civilização Minoica entre os primeiros séculos do terceiro e meados do segundo milênio antes da Era Cristã. Considerada a mais antiga civilização de que há registo na Europa, a lenda conta que o deus supremo da Mitologia Grega, o Zeus, teria crescido em seus domínios. A sociedade cretense é conhecida pelas notórias vinganças entre famílias e clãs, fatos que persistem até hoje na ilha.

Creta


Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados