Dicionário de
Mitologia Grega

MITOS A

Bábis
BÁBIS era irmão do sátiro Mársias. Como este, também desafiou o deus Apolo para uma disputa musical. O Mársias quando fez isso foi esfolado vivo pelo deus. O Bábis só não teve o mesmo fim porque era tão inábil no instrumento (lira) que o Apolo preferiu poupá-lo.

bacantes ftBacanais
BACANAIS eram festas celebradas em honra do deus do vinho Baco (Dioniso para os gregos). Embora não fossem iguais em todas as regiões, identificavam-se sempre pelo caráter orgíaco e pela presença de mulheres tomadas pelo delírio.

BACANTES eram as seguidoras do deus do vinho Baco (Dioniso para os gregos). Acompanharam o deus na viagem dele à Índia. Não eram sacerdotisas, mas ocupavam lugar de destaque na religião e no culto a esse deus. Empunhavam o tirso, espécie de lança enramada de hera. Cobertas apenas por peles de leão, celebravam orgias com gritos e danças desnorteadas. Mergulhavam em êxtase místico e adquiriam uma força prodigiosa. Muitos heróis foram vítimas dessa força. Também eram chamadas Mênades.

BASILEIA — Filha do Urano (Céu) e da Gaia (Terra). Casou-se com o irmão Hipérion. Com ele teve a Selene (Lua) e o Hélios (Sol). Na guerra dos titãs contra o deus supremo Zeus, o marido e o filho foram mortos. A filha Selene cometeu suicídio. Diante de tal desgraça, a Basileia ficou louca. Nessa condição, saiu pelos campos tocando tamborim e címbalos. Desapareceu em meio a uma tormenta. É cultuada sob os epítetos de “grande mãe” e “rainha”. Na Suíça há a cidade de Basileia, a terceira maior do país. O nome em grego significa “reino”, “domínio”.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados