Dicionário
de Mitologia

Acelo
ACELO era filho do Herácles (Hércules) com a Mális, entidade sem importância para o mito. Deu o nome a uma cidade da Lícia na região da Ásia Menor.

Acestes
ACESTES era filho do deus fluvial Crimiso com a troiana Egesta. Hospedou o herói Enéias e o ajudou a construir um monumento fúnebre sobre o Monte Érix em homenagem ao Anquises. Fundou a cidade de Segesta no noroeste da Ilha da Sicília.

Acetes
ACETES na principal tradição era um marinheiro de um navio corsário. Quando os companheiros dele raptaram o Dioniso, foi o único a reconhecer o deus do vinho. Insistiu em vão para que os companheiros libertassem a divindade. Dando-se a conhecer, o Dioniso transformou os piratas em delfins, mas preservou o Acetes.

Acineto
ACINETO era filho do Héracles (Hércules). Foi morto pelo pai quando este teve um acesso de furor.

Acôncio
Jovem da Ilha de Ceos. No templo da Artémis em Delos conheceu a Cidipe, uma ateniense de alta estirpe, e dela se enamorou. Temendo não poder desposar a moça em virtude da sua posição inferior, resolveu usar uma artimanha. Gravou numa fruta as seguintes palavras: “Acôncio, juro pela Artémis que serei sua” e jogou aos pés da amada. Esta apanhou a fruta e leu o juramento ante o altar da deusa. Por três vezes Cidipe foi prometida em casamento a outro homem, mas sempre que chegada o dia das núpcias era acometida de febre alta e ficava à morte. O pai dela consultou o oráculo e, sabendo do involuntário juramento da jovem, consentiu no casamento com o Acôncio.

Acteão
ACTEÃO era filho do Aristeu com a Autônoe. Educado pelo centauro Quirão, tornou-se um hábil na arte da caça. Numa das caçadas, atingiu o Vale Gargáfia na Beócia, onde surpreendeu a deusa Ártêmis banhando-se numa fonte. Irritada com a intromissão, a deusa o transformou num cervo. Não reconhecido, foi despedaçado pela própria matilha.

Actor
ACTOR era filho do Déion com a Diomeda. Na idade adulta transformou-se num importante herói da região da Tessália. É tido como pai do Menéstio e avô do Pátroclo. Este ficou amigo do Aquiles e participou ativamente da Guerra de Troia.

Adamastor
Foi um gigante que pretendeu destronar o deus supremo Zeus. Derrotado na peleja, teve o corpo sepultado sob um monte.

Adéfago
Epíteto do herói Héracles (Hércules). Significa “voraz” ou “insaciável”. O apelido se deve à vitória do herói numa aposta com o Lépreas, filho do deus das águas Poseidon, para ver quem seria capaz de comer um boi inteiro.

Admeto
Era filho do rei Feres da cidade grega homônima. Participou da caça ao Javali de Calidão e da expedição dos Argonautas. Cinseguiu a imortalidade por graça do deus da luz Apolo. Clique AQUI para saber mais.

Adônis
Considerado o jovem mais belo da mitologia. Por isso, foi motivo de disputa entre as deusas Afrodite e Perséfone. Por decisão do deus supremo Zeus, resolveu-se que o rapaz passaria um tempo com cada uma das oponentes. Clique AQUI.

Adrasteia
Era a deusa da vingança, filha do deus supremo Zeus e da Necessidade. O nome dela significava “aquela de quem não se pode escapar”.

Adrasto
Rei da cidade de Argos. Organizou e chefiou a primeira expedição dos Sete Contra Tebas. Nessa primeira oportunidade não logrou êxito. Mais tarde, na segunda tentativa, obteve a vitória. Clique AQUI.

Aédon
Era filha do Pandareu. Casou-se com o Politecne, um artista da cidade de Cólofon. Os esposos viveram muito felizes até o dia em que se gabaram de que o amor deles era maior do que o amor do Zeus, o deus supremo, e da Hera, deusa da família. A deusa ficou muito irritada. Assim, encarregou a Discórdia para desuni-los. A Discórdia despertou no Politecne um paixão pela cunhada Quelidônia e o desejo de eliminar a Aédon. Mas, quando o artista estava ao ponto de eliminar a esposa, o Zeus interveio e transformou toda a família em pássaros.

Aédona
Era a mulher do Zeto, um dos filhos do deus supremo Zeus. Invejosa do grande número de filhos da cunhada Níobe, decidiu matar o sobrinho mais velho. Mas acabou matando o seu único filho, o Ítilo. Ao perceber o engano, chorou tanto que os deuses a transformaram num pássaro. Segundo o poeta Homero, a Aédona se opunha ao culto ao deus Dioniso. Assim, o deus a teria enlouquecido. Na loucura, ela acabou matando o próprio filho. Em seguida, foi arrebatada pelas Hárpias e entregue às Fúrias. Os deuses compadeceram-se dela e a transformaram num rouxinol.

Aelo
Era uma das três Hárpias. Fugindo da perseguição do Zetes e do Cálais, irmãos gêmeos filhos do vento norte Bóreas,  afogou-se no Rio Níger na África Ocidental. A partir daí, o rio também passou a ser conhecido como Rio Hárpis.

Aeropa
Filha do Catreu, rei da cidade de Creta. Casou-se com o Plístenes e dele teve dois filhos: Agamenon, que se tornaria rei de Micenas, e do Menelau, que se tornaria rei de Esparta. Após a morte do marido, casou-se com o cunhado Atreu. Morreu durante a luta entre o novo marido e o outro cunhado, Tiestes, com o qual tivera três filhos.

Afrodite
Uma das doze divindades do Monte Olimpo. Na tradição mais corrente, teria nascido da espuma dos testículos do Vulcano, depois de mutilado pelo Cronos (clique AQUI).

Agamede
Filha do Maca. Deu nome à cidade de Agamede na Ilha de Lesbos, localizada no nordeste do Mar Egeu. Noutra tradição, apresenta-se como filha do Augeus. Nessa tradição, casou-se com o Múlio, herói morto pelo Nestor na Guerra de Troia.

Agamedes
Arquiteto da Beócia. Com o irmão Trofônio, construiu o tempo do deus da luz Apolo na cidade de Delfos e um abrigo para o tesouro do Hirieu, rei da cidade de Íria. Os dois cometeram o crime de furtar o tesouro pouco a pouco retirando uma pedra que deixaram solta. Agamedes foi preso numa armadilha e Trofônio lhe cortou a cabeça para que não fosse identificado como cúmplice.

Agamenon
Filho do Plístenes e da Aeropa. Juntamente com o irmão Menelau foi criado pelo tio Atreu, que o fez herdeiro do trono da cidade de Micenas. Com a morte do Atreu, o outro tio, Tiestes, usurpou a coroa. Agamenon, então, fugiu para Esparta. Mais tarde, expulsou Tiestes e recuperou a coroa de Micenas. Foi líder dos gregos na Guerra de Troia. Clique AQUI.

Aganipe
Fonte consagrada às Musas junto ao Monte Helicão na Beócia. Surgiu de uma patada do cavalo Pégaso. Segundo outra versão, era filha do Rio Permesso, corrente na mesma região, cujas águas, dedicadas ao deus Apolo e às Musas, inspiravam os poetas.

Agapenor
Filho do Anceu e da Io. Comandou um contingente grego na Guerra de Troia. Ao retornar à pátria, naufragou na Ilha de Chipre onde fundou a cidade de Pafos. Nessa cidade construiu um templo dedicado à deusa do amor Afrodite.

Agave
Filha do Cadmo e da Harmonia. Casou-se com o Équion, rei da cidade de Tebas. Teve um filho, Penteu, sucessor do pai no trono, que não quis reconhecer o Dioniso como deus. Este vingou-se, inspirando nela um furor tal que, em meio às orgias, despedaçou o filho. Mais tarde, casou-se com o rei da cidade de Licoterses, assassinado-o logo depois.

Agelau
Pastor real. Recebeu do Príamo, rei de Troia, a incumbência de matar o Páris Alexandre. Mas, subornado pela mãe do príncipe, não cumpriu o contrato.

Agenor
Rei da Fenícia, filho do Poseidon e da Líbia. Casou-se com a Telefassa, com quem teve os filhos Europa, Cadmo, Fênix e Cilix. Quando a Europa foi raptada pelo deus supremo Zeus, ordenou aos outros filhos que fossem procurá-la. E mais: não deviam voltar sem a irmã. Como não a encontraram, não retornaram. Noutra tradição, era um dos cinquenta filhos do Egito, condição em que se casou com a danaide Cleópatra. Também é dado como filho do Antenor, condição em que teria morrido na Gerra de Troia.

Aglaia
Uma das três Graças, filha da Afrodite, deusa do amor, com o deus supremo Zeus. É representada com um botão de rosa na mão. Segundo uma tradição, uniu-se ao Hefesto, deus do fogo. Noutra vertente abonada pelos mitólogos, foi uma mulher que teve dois filhos do Héracles (Hércules para os romanos): Antíades e Onésipo.

Aglaofone
Sereia cujo nome exprime a doçura da sua voz e o encanto das suas palavras.

Agrauro
Filha do Cécrope, primeiro rei mítico da Ática. Pôs obstáculo ao amor do deus mensageiro Hermes pela sua irmã Herse. Por isso, o deus a transformou em pedra. Conforme outra versão, ela e a Herse suscitaram a cólera da Atena por terem aberto uma caixa confiada pela deusa da sabedoria à outra irmã, Pândrosa.

Ágron
Filho do Eumelo. Com as irmãs Mérope e Bissa, recusou-se a fazer sacrifícios ao deus mensageiro Hermes às deusas Ártemis, da caça, e Atena, da sabedoria. Os deuses, irritados, transformaram os irmãos em pássaros.

Aix
Cabra que, segundo uma versão, amamentou o Zeus no Monte Ida. Descendia do Sol. Era tão horrenda que a Terra, a pedido dos Titãs, a escondeu numa caverna na cidade de Creta. Com a pele dela, Zeus fez uma armadura — a égide — que utilizou na luta contra os Titãs. Brincando com a cabra, o deus supremo arrancou um dos chifres dela e presenteou a ninfa Amalteia.

Ajax
Filho do Oileu, rei dos locros. Clique AQUI para saber mais.

albion1Álbion
Gigante, filho do deus do mar Poseidon. Com o irmão Bérgion, lutou contra o Héracles (Hércules para os romanos), quando este se dirigia à Liguria para a realização de um dos seus oito trabalhos. Para salvar o filho e herói, o deus supremo Zeus abateu os dois gigantes com uma chuva de granizo.

Alcátoo
Filho do Pélope e da Hipodâmia. Julgando-se culpado pela morte do irmão Crisipo, retirou-se para a cidade de Mégara, onde se notabilizou por matar um leão que devorara a o filho do rei. Em agradecimento, o monarca lhe deu a filha em casamento. A seguir, foi para Onquestos, na Beócia, apoderando-se do trono da cidade. Durante o reinado, com a ajuda do deus Apolo, reconstruiu as muralhas e edificiou uma cidadedela.

Alceste
Filha do rei Pélias. Casou-se com Admeto. Tinha tão grande amor pelo marido que se ofereceu para morrer no lugar dele. O Héracles (Hércules para os romanos), porém, arrancou-a da morte e a devolveu ao amado.

Alcião
Gigante, filho do Céu e da Terra. Desempenhou papel importante na revolta dos Gigantes contra os deuses do Monte Olimpo. Clique AQUI para saber mais.

Alcímene
Filho do Jasão e da Medeia. Com seus irmãos Tessalo e Tissandro, foi morto pela mãe, num acesso de loucura, decorrente da traição do marido. Seus restos mortais foram depositados num templo dedicado à deusa Hera.

Alcínoo
Neto do Poseidon, deus do mar, foi o mais célebre rei dos feácios. Clique AQUI para saber mais.

Alcíone
Filha do Éolo, um dos deuses dos ventos. Clique AQUI para saber mais.

Alcioneu
Gigante que atacou a comitiva do Herácles (Hércules para os romanos) quando este atravessava o Istmo de Corinto com os bois do Gerião. Com uma pedra, matou 24 acompanhantes da comitiva, mas acabou sendo esmagado pelo herói.

alcipeAlcipe
Filha do deus da guerra Ares com a Aglaura. Foi raptada e violentada pelo Halirrótio, filho do deus do mar Poseidon. Ao tomar conhecimento do fato, o Ares matou o raptor. Poseidon, por sua vez, levou o Ares a julgamento diante do conselho composto pelas doze divindades do Monte Olimpo. O local onde foi realizada a reunião ficou conhecida, depois, com “Areópago” ou “Colina do Ares”.

Alcítoe
Filha do Mínias, rei da cidade de Orcômenos. Por se ter recusado a seguir o cortejo do deus Dioniso, foi transformada em morcego. As irmãs dela, Leucipa e Arsipa, que também se negaram a acompanhar o deus, enloqueceram. A primeira devorou o próprio filho. Depois, partiu com a Arsipa para uma montanha. Lá, o deus Hermes as transformou em corujas. Segundo outra vertente, as três irmãs teriam sido transformadas em morcegos.

Alcmeão
Filho do Anfiarau e da Erifila. Participou da expedição dos Epígonos. Por ter matado a mãe, foi severamente perseguido pelas Fúrias, refugiando-se no reino do Fegeu. Clique AQUI.

Alcmena
Fila de Electrião, rei de Micenas, e esposa do Anfitrião. Durante a ausência do marido, Zeus, o seus deus supremo, se apresentou à mortal sob os traços do esposo e a seduziu. Dessa união, nasceu o Héracles, mais conhecido como Hércules. Clique AQUI.

Alébion
Filho do deus dos mares Poseidon (Netuno para os romanos). Com o irmão Dercino, roubou do Herácles os bois do Gerião, quando o herói passava pela região a Ligúria. Herácles o perseguiu e matou.

Alecto
Uma das três Fúrias, filha do Aqueronte e da Noite. Acompanhada da irmã Megera, vagava pelo Tártaro, fustigando os criminosos com víboras e tochas.

Alectrião
Guardião dos amores do deus da guerra Ares (Marte para os romanos) e da deusa do amor Afrodite (Vênus para os romanos). Tinha, por incumbência, despertar o casal antes do nascer do Hélius (Sol para os romanos). Um dia, porém, dormiu no seu posto. Sem vigia, o Hélius surpreendeu os amantes e avisou o Hefesto, deus marido da deusa. O deus do fogo aprisionou o casal numa rede de finíssimos fios de ouro. Em seguida, chamou os demais deuses para testemunharem a infidelidade da esposa. Enfurecido, o Ares transformou o guardião em galo, com a função de anunciar todos os dias o despontar do sol. Clique AQUI.

Aletes
Filho do Hipotes e descendente do Héracles (Hércules para os romanos). Nasceu durante a migração dos Heráclidas, donde o nome “Aletes”, que significa “o errante”. Planejando conquistar a cidade de Corinto, consultou o oráculo de Dodona. Este lhe assegurou a vitória, desde que lhe entregasse um torrão da terra a ser conquistada e atacasse a cidade “num dia em que todos usassem coroas”. Ou seja, num dia de festa. Cumpriu regiamente as exigências do oráculo. Auxiliado pela filha do rei Creonte, alcançou o objetivo, reinando entre 1100 a 1067 antes do Cristo. A seguir, partiu para uma expedição contra a cidade de Atenas. Ainda segundo o oráculo, sair-se-ia vitorioso se poupasse a vida do rei ateniense. Sabedores da profecia, os habitantes da cidade solicitaram ao Codro, seu idoso soberano, que se sacrificasse por eles. O rei assim fez, frustrando os planos do Aletes de tomar a cidade.

Alfeu
Deus fluvial da Élida, filho do Oceano e da Tétis. Apaixonou-se pela ninfa Aretuza, transformada em fonte pela deusa da vegetação Artémis. Mesmo assim, não desistiu de conquistar a amada, lançando suas águas na referida fonte. Segundo outra tradição, era um caçador que Artémis transformara em rio para puni-lo em razão da perseguição feita à Aretuza.

Aloídas
Oto
e Efiates, gigantes, filhos do deus do mar Poseidon com a Ifimedia. Planejaram empilhar várias montanhas com o objetivo de chegar ao Monte Olimpo e raptar as deusas Artémis, da vegetação, e Hera, do casamento e da família, pelas quais estavam apaixonados. O deus do sol Apolo, ao tomar conhecimento do projeto, matou-os a flechadas. Segundo outra versão, Artémis, metamorfozeada em corça, provocou a morte dos dois. Ao vê-la, os gigantes atiraram seus dardos e se feriram mutuamente. Numa terceira versão, foram fulminados pelo Zeus, o deus supremo. Cliqu AQUI para ver o artigo completo.

Álope
Filha do rei de Eléusis, Cércion. Seduzida pelo Poseidon, deus do mar, correspondeu. Ao dar à luz ao filho, abandonou-o enrolado no seu manto. A criança foi encontrada por um pastor, que a levou à presença do rei. Este, reconhecendo o manto da filha, como punição, enterrou-a viva. Poseidon, após a morte da moça, a transformou em fonte. Clique AQUI para ver o artigo completo.

Alpos
Gigante, filho da Terra. Vivia no Monte Peloro, na Sicília, ilha no sul da Itália. Tinha vários braços e uma cabeleira formada por serpentes. Costumava devorar quem quer que passasse em seus domínios. Foi morto pelo deus do vinho Dioniso, Baco para os romanos.

Alteia
Filha do Téstio, rei da cidade de Téspias, na Beócia. Casou-se com o Eneu, rei da cidade de Calidão. Teve com ele vários filhos. Os mais destacados são o Meléagro e a Dejanira. Ao nascer o filho, as Parcas afirmaram que o menino viveria tanto tempo quanto durasse um tição que ardia na casa. Para prolongar a vida do filho, apagou o tição e o guardou. Mas, quando Meléagro assassinou os tios, irmãos da sua mãe, ela, novamente, acendeu o tição e o deixou extinguir-se, provocando, assim, a morte do filho. Logo depois, arrependida, enforcou-se. Quanto à Dejanira, ela foi, mais tarde, desposada pelo herói Héracles, Hércules para os romanos.

Amada
Esposa do Latino, rei do Lácio, região onde seria, mais tarde, fundada a cidade de Roma. Pretendia casar a filha Lavínia com Turno, seu sobrinho, mas o marido, prevenido por oráculos, deu a filha ao Eneias. Hostil ao recém-chegado herói troiano, incitou o sobrinho a combatê-lo. Com isso, sem querer, levou o parente à morte. Quando soube do fato, suicidou-se.

amalteia frontal1Amalteia
Ninfa, filha do Melisso, rei da cidade de Creta. Recolheu o Zeus quando a mãe dele, Réia, o poupou, no nascimento, da voracidade do pai Cronos. Este, por causa duma previsão segundo a qual seria destronado por um dos seus filhos, assim que eles nasciam, engolia-os. Já tinha mandado para dentro, entre outros, o Poseidon e o Hades. Escondendo o caçula, a ninfa o alimentou com o leite da cabra Aix. Noutra vertente, a Amalteia seria a própria cabra. Quando assumiu o trono, o Zeus quebrou um dos chifres da cabra e o ofereceu às ninfas do Monte Ida, prometendo-lhes que o chifre sempre se encheria com tudo aquilo que elas desejassem.

Amazonas
Mulheres guerreiras habitantes do Cáucaso, região entre o Mar Negro e o Mar Cáspio. Apenas uma vez por ano admitiam a presença de homens em seu domínio, com a finalidade única de preservarem a raça. Clique AQUI para saber mais.

Âmico
Filho do Poseidon, deus do mar, e da Mélia. Foi rei dos bebrícios, na Ásia Menor. Tinha o hábito de desafiar os viajantes para a luta e sempre obtinha a vitória, matando, geralmente, o adversário. Clique AQUI para saber mais.

Amimone
Filha do Dânao, rei de Argos. Foi amada pelo Poseidon, que, a seu pedido, pôs fim a uma longa seca que assolava a Argólida. Dessa união com o deus do mar, nasceu Náuplio, que seria, no futuro, o fundador da cidade de Náuplia. Dona de rara beleza, ainda esposou o primo Encélado, filho do Egito, rei da Líbia.

Amintor
Rei dos dólopes, esposo da Ceóbula e pai do Fênix. Tinha também por filha a Astidâmia, moça de grande beleza, motivo do amor do Héracles (Hércules para os romanos). Contrário á união dos dois amantes, negou permissão ao herói a entrada em seus domínios para o casamento. No embate, foi morto pelo Héracles.

Âmpelo
Filho de um sátiro e de uma ninfa, personificava a vinha. Era companheiro do deus do vinho Dioniso. Morreu muito jovem, ferido por um touro ou, segundo outra versão, ao cair de uma videira. A pedido do deus-companheiro, foi colocado no céu sob a forma de uma estrela. Clique AQUI para saber mais.

Anaxárete
Bela jovem da Ilha de Chipre. Retribuiu com muito desprezo o amor do pastor Ífis, levando-o ao suicídio. O jovem rejeitado se enforcou no limiar da porta da amada. A insensibilidade da moça ante a morte do rapaz suscitou a ira da deusa do amor Afrodite, que a transformou numa estátua de pedra. Clique AQUI para saber mais.

anceu uvaAnceu
Na tradição mais aceita pelos mitólogos, foi filho do deus do mar Poseidon com a Astipaleia. Comandou o contigente da Arcádia na Guerra de Troia. Como tripulante, substituiu o Tífis como piloto do navio dos Argonautas. Ao regressar à sua pátria, passou a se dedicar à vinicultura. Tratava tão mal os empregados que um deles o amaldiçoou a jamais tomar vinho produzido daquelas videiras. No mesmo dia em que a maldição foi lançada caiu morto, dilacerado por um javali.

ancuros1Ancuros
Filho do Midas e rei da Frígia. Tendo aparecido junto à sua cidade um abismo que ameaçava a vida dos habitantes, consultou o oráculo. Este o orientou a jogar no abismo o que ele tinha de mais precioso. Lançou, então, todos os seus tesouros, mas nada conseguiu. Por fim, desesperado, jogou-se a si mesmo. Assim, o abismo se fechou, como predissera o oráculo.

androcleia1Androcleia
Filha do Antipeno, chefe de uma das famílias mais nobres da cidade de Tebas. Durante a guerra que opôs os tebanos aos orcômenos, povo vindo da Tessália, o oráculo declarou que a cidade só obteria a vitória se o mais nobre dentre os seus filhos se sacrificasse por todos. O pai dela preenchia as condições, mas se recusou ao sacrifício. Ela e a irmã Álcis imolaram-se, então,  pela salvação da pátria.

Ândroclo
Filho do Codro, rei de Atenas. Conquistou a Ilha de Samos e fundou a cidade de Éfeso no local onde, segundo o oráculo, reuniram-se um peixe e um javali. De acordo com a lenda, ao prepararem a comida, os companheiros deixaram o peixe pular da panela. O peixe derrubou uma brasa, a qual incendiou um arbusto. Das chamas, surgiu o javali. Outra tradição afirma que o príncipe era ferrenho defensor dos animais.

Androgeu
Atleta nascido na cidade de Creta, filho do rei Minos e da rainha-feiticeira Pasífae. Tendo vencido os jogos panatenienses, versão antiga dos Jogos Olímpicos, despertou o ódio dos concorrentes nascidos na cidade de Atenas, que, num conluio, o mataram. Ajudado pelo deus supremo Zeus, seu pai, o rei Minos vingou a morte do filho invadindo Atenas. Após a vitória, impôs aos atenienses as mais duras condições, entre os quais as entrega de sete rapazes e sete moças, de nove em nove anos, para serem sacrificados ao Minotauro, monstro nascido da união da Pasífae com um touro.

Andrômaca
Filha de Eecião, rei da cidade de Tebas. Clique AQUI para saber mais.

Andrômeda
Filha do Cefeu, rei da Etiópia, e da Cassiopeia. Porque a mãe declarou que a beleza dela superava a das Nereidas, ninfas do mar, o deus das águas Poseidon mandou um monstro devastar o país dos cefenos. O Cefeu consultou um oráculo e este lhe informou que, para livrar o reino da calamidade, teria de sacrificar a filha ao deus. A jovem foi, então, exposta sobre um rochedo para servir de alimento ao monstro. Mas Perseu, o herói filho do deus supremo Zeus, libertou a moça e se casou com ela. Após a morte, Andrômeda foi colocada entre as constelações. Clique no título para acessar o Dicionário de Mitologia.

Anfião
Filho do deus supremo Zeus com a Antíopa. Sua mãe o abandonou junto com o irmão gêmeo Zeto no Monte Citerão, onde foram recolhidos por pastores. Dotado de talento para a música, recebeu uma lira do deus da luz Apolo. Ao saberem que a mãe estava sofrendo, os dois irmãos partiram para a cidade de Tebas, mataram os torturadores dela e se apoderaram da cidade. Construíram ali uma grande muralha, sem o menor esforço: ao som da sua lira, as pedras empilhavam-se sozinhas. Participou da expedição dos Argonautas e, ao regressar, esposou a Níobe. Após perder a família num confronto sangrento, suicidou-se.

Anfiarau
Filho do deus da luz Apolo com a Hipermenstra, participou da caçada ao javali de Calidão. Clique AQUI.

Anfictião
Filho do Deucalião, rei da Tessália, e da Pirra. Rei da Ática, instituiu a liga anfictriônica, que congregava, na mesma comunidade religiosa e política, as doze maiores cidades da Grécia. Recebeu o deus do vinho Dioniso  (Baco para os romanos) em sua corte e foi o primeiro a recomendar a mistura de água com vinho na dieta dos seus súditos. Foi deposto e banido de Atenas pelo Erictônio, filho da deusa da sabedoria Atena com o deus do fogo Hefesto.

Anfíloco
Adivinho, filho do Anfiarau, também adivinho, e da Erifila. Participou da expedição dos Epígonos, na guerra contra a cidade de Tebas, e ajudou o irmão Alcmeão na vingança contra a própria mãe. Finda a Guerra de Troia, na qual tomou parte, rumou para a região da Cilícia, na Ásia Menor, onde fundou a cidade de Malos. Morreu durante uma disputa com o adivinho Mopsos. Após a morte, os dois se reconciliaram e passaram a profetizar através de sonhos.

Anfitrião
Filho do Alceu, rei de Tirinto. Por ter matado acidentalmente o Electrião, pai da Alcmena, foi banido da cidade, refugiando-se em Tebas. Nessa cidade, o rei Creonte o purificou do crime. Mais tarde, pediu a mão da Alcmena em casamento. A jovem aceitou a proposta, mas exigiu dele que vingasse a morte dos irmãos dela, executados pelos filhos do rei Ptérela, rei da cidade de Tafos. Cumprida a missão, casaram-se e tiveram o filho Íficles. Aceitou o fato quando Alcmena, seduzida pelo deus supremo Zeus, deu à luz o Herácles (Hércules para os romanos).

anfitrite1Anfitrite
Filha do Nereu, uma divindade marinha, e da Dóris. Dançava um dia perto da Ilha de Naxos com suas irmãs, as Nereidas, quando o Poseidon a viu e dela se enamorou. Fugindo à perseguição do deus do mar, escondeu-se nas profundezas do oceano, num lugar conhecido apenas pela sua mãe, uma caverna oculta por uma floresta de liquens.  Mas, logo, um grupo de golfinhos a encontrou e a persuadiu a se tornar esposa do Poseidon. De acordo com os principais relatos, aparentava ter cabelos longos e lisos, pele morena e olhos escuros. É representada portando um tridente, símbolo da sua soberania sobre os mares.

Anquises
Herói da cidade de Troia, era filho do Cápis e da Têmis. Foi amado pela deusa Afrodite, com a qual teve um filho, o Eneias, herói da guerra que apôs a sua cidade contra a Grécia. Apesar da proibição da deusa, vangloriou-se publicamente da sua ligação amorosa com ela. Para puni-lo, o deus supremo Zeus lançou-lhe um raio, mas a Afrodite conseguiu salvá-lo. Por ocasião da Guerra de Troia, o filho Eneias o salvou do incêndio que tomou a cidade no final do conflito e o tomou como companheiro na viagem de fuga para a Região do Lácio, na Península Itálica. Segundo alguns autores, o Aquises morreu na cidade de Drépano, na Sicília. Teria sido sepultado no Monte Érix, onde havia um templo de culto à amada Afrodite.

Antandro
Porto da Frígia, região da atual Turquia, de onde o herói Eneias partiu após a destruição da cidade de Troia. Nesse local, segundo uma versão, o príncipe Páris Alexandre entregou à Afrodite o pomo da Discórdia, destinado à mais bela das deusas.

20200406 ft in2Anteros
Filho da deusa do amor Afrodite com o deus da guerra Ares. Em algumas lendas, figura como o deus do amor mútuo. Em outras, aparece como o deus vingador do amor desprezado. Segundo outra versão, teria sido concebido pela Afrodite para possibilitar o crescimento do seu irmão Eros. Fisicamente, o Anteros é retratado como semelhante ao Eros em todos os sentidos, mas com cabelos longos e asas de borboleta emplumadas. Noutra descrição, também está armado com um arco de ouro e flechas de chumbo. Pertence à categoria dos deuses alados, chamados Erotes.

Antesforias
Festas celebradas na Grécia e na Sicília em homenagem à deusa Perséfone.

Antesterias
Festas em louvor ao deus Dioniso (Baco) Realizavam-se na Grécia, nos princípios da primavera. Durante as comemorações, prova-se a nova safra do vinho e cultuavam-se os mortos.

Antianira
Filha do Menente. Dos seus amores com o deus mensageiro Hermes, nasceram o Equión e o Êurito. Da união com o deus da luz Apolo, teve o Idmão. Os três filhos participaram da expedição dos Argonautas.

Antíciro
Curou o Herácles (Hércules) do furor com o heléboro, planta usada como remédio contra a loucura. Deu nome à Ilha de Antícira, na região da Fócida, Grécia.

20200506 ft2Anteu
Gigante, filho da Gaia (Terra) e do Poseidon. Vivia na Líbia. Matava todos os viajantes que passavam por suas terras, pois tinha prometido ao pai a construção de um templo com crânios humanos. Lutou com o Héracles (Hércules). Toda vez que o herói o arremessava ao solo, recuperava as forças e se erguia muito mais feroz. Percebendo isso, o Héracles o levantou no ar e o asfixiou. Na “Divina Comédia”, o autor Dante Alighieri colocou o Anteu como guarda do nono círculo do inferno. Foi ele quem levou o poeta Virgílio ao fundo desse círculo onde corria o Cocito, o rio gelado das lamentações.

Antianira
Filha do Menete, o pastor que guardava os rebanhos do deus do inferno Hades. Dos amores com o deus mensageiro Hermes, nasceram o Equíon e o Eurito. Dos amores com o deus-sol Apolo, nasceu o Idmão. Os três filhos participaram da expedição dos Argonautas.

Antíciro
Personagem com poderes medicinais, curou o Herácles (Hércules) dos acessos de fúria. Usou, para isso, a heléboro, planta indicada como remédio contra a loucura. Deu nome à Ilha de Antícira, na Região da Ática, Grécia.

20200704aAnticleia
Na versão mais corrente, era filha do Autólico, neta, portanto, do deus mensageiro Hermes. Estava noiva do Laertes, rei da Ilha de Ítaca, quando se entregou ao Sísifo, filho do deus dos ventos Eólo, de quem concebeu o Ulisses. Em seguida, casou-se com o Laertes. Este, na tradição, é considerado o pai do Ulisses. Mais tarde, cansada de esperar o retorno do filho, que fora participar da Guerra de Troia, suicidou-se. Ulisses a encontrou no Tártaro (inferno) quando para lá se dirigiu à procura do adivinho Tirésias.

Antígona
Resultado da relação incestuosa entre o Édipo e a Jocasta. Clique AQUI para saber mais.

Antíloco
Na tradição mais abonada, era filho do Nestor e da Eurídice. Acompanhou o pai à Guerra de Troia. No conflito, fez-se amigo do Aquiles e do Pátroclo. Segundo uma versão, teria sido morto pelo Mêmnon, rei dos etíopes, que ajudava os troianos. Noutra tradição menos corrente, era filho do Heracles (Hércules). Teria sido morto sob a espada do príncipe troiano Páris Alexandre. Numa terceira tradição, era o nome do filho do Anfiarau e, portanto, neto do deus-sol Apolo.

Antímaco
Filho do Héracles (Hércules) e da Mégara. Tornou-se vítima do pai, que, num acesso de loucura, o lançou num braseiro.

Antínoo
Filho do Êupites, da Ilha de Ítaca. Aparece como líder dos pretendentes da Penélope, a esposa do Ulisses. Orgulhoso e brutal, tentou matar o Telêmaco, filho da pretendida, cuja presença o incomodava. Aproveitou as oportunidades para dissipar os bens da Penélope. Foi morto pelo Ulisses quando este, finalmente, vindo da Guerra de Troia, voltou à cidade.

Ântio
Epíteto do Dioniso nas cidades de Atenas e Patras, onde as estátuas do deus do vinho eram sempre ornadas com flores. O termo significa “florido”.

Antíopa
Na melhor tradição era filha do deus fluvial Asopo. O deus supremo Zeus, fascinado com a beleza dela, assumiu a aparência de um sátiro e a seduziu. Após a breve aventura amorosa, a moça, temendo a cólera paterna, fugiu de casa e se abrigou junto ao Epopeu, rei da Sicília. Resgatada por um tio, na volta para a cidade de Tebas, deu à luz o Anfião e o Zeto, filhos que concebera do Zeus. Mais tarde, o deus do vinho Dioniso a puniu com a loucura e a fez vagar por toda a Grécia. Clique AQUI.

Apoédia
Filha do deus . Era uma divindade alegórica representativa da Ignorância e da Grosseria.

Apolo
Deus da luz. Um das doze divindades do Monte Olimpo. Filho do deus supremos Zeus e da Latona. Nasceu na Ilha de Delos, onde, com a ajuda do deus Poseidon, sua mãe se refugiara da perseguição da deusa Hera. Clique AQUI.

Aquelôo
Filho do deus Oceano e da deusa Tétis ou, segundo outra versão, do Sol e da Terra. É o deus do Rio Aquelôo, hoje Asprotómano, o maior rio da Grécia, limite entre a Etólia e a Acarnânia. Clique AQUI.

Aquemão
Assaltante, irmão do Basalas ou Passalo. A mãe deles os advertiu que deveriam temer um certo Melampígio, isto é, um homem de nádegas pretas. Um dia encontraram o Héracles (Hércules) e o insultaram. O herói os agarrou, ligou-os pelos pés e os colocou sobre os ombros, como era costume fazer com a caça. Nessa incômoda posição gritaram: “Eis o Melampígio que devíamos temer”. Ouvindo isso, o Héracles se pôs a rir e os libertou.

Aquemênidas
Um dos companheiros do Ulisses, por este deixado no país dos Ciclopes. Mais tarde, o troiano Eneias o levou para a Itália.

Aqueróis
Árvore consagrada aos deuses infernais Hades e Perséfone. Crescia às margens do Rio Aqueronte.

Aqueronte
Filho do deus Hélios e da Gaia. Foi transformado em rio e precipitado no Inferno como punição por ter fornecido água aos Gigantes quando estes combatiam o deus supremo Zeus. As águas dele eram amargas, lodosas e borbulhantes. Transportados pela barca do Caronte, os mortos atravessavam o Aqueronte para atingirem a morada definitiva.

Aquerúsia
Caverna na borda do Ponto Euxino. Servia de comunicação com as regiões infernais. Através dela, o Héracles (Hércules) arrancou o cão de várias cabeças Cérbero do Inferno.

Aquilão
Filho do deus dos ventos Éolo e da Aurora. Era um vento norte, cujo sopro se assemelhava ao voo de uma águia. Costumava ser representado pelos poetas como um ancião de cabelos brancos com cauda de serpente.

Aquiles
Filho do Peleu, rei da cidade de Ftia, na Tessália, e da deusa Tétis. Para torná-lo imortal, a mãe lhe passou ambrosia no corpo e o manteve sobre o fogo. Depois, mergulhou-o no sagrado Rio Estige, cujas águas deveriam fazê-lo invulnerável. Clique AQUI.

Aracne
Era filha do Idmão. Na cidade de Cólofon, onde vivia, era famosa pela habilidade na arte de tecer e bordar. Confeccionava tapeçarias tão belas que as próprias Ninfas iam contemplá-las. Tendo se vangloriado de serem os seus trabalhos superiores aos da deusa Atena, esta, então, a desafiou para uma disputa. A Aracne elaborou uma tapeçaria contando os amores dos deuses. A deusa, por sua vez, retratou os feitos valorosos dos seres olímpicos e dos heróis. Irritada com a obra da mortal — e esquecendo-se das suas próprias virtudes — a Atena matou a rival, transformando-a numa aranha destinada a fiar e a tecer por toda a eternidade.

Arcas
Filho do deus  supremo Zeus e da ninfa Calisto. O pai o confiou aos cuidados da Maia, mãe do deus mensageiro HermesLicaão, o avô dele, tentando comprovar a clarividência do Zeus, o matou e serviu a carne dele como refeição para o deus supremo. Clique AQUI.

Areópago
Tribunal presido pela deusa Palas Atenas. Reuniu-se na Colina do Ares (deus da guerra) em Atenas para julgar o matricida Orestes. Tendo os juízes chegado a um impasse, com igual número de votos favoráveis e contrários ao réu, foi preciso a intervenção da deusa para resolver o assunto. Palas Atenas decidiu em benefício do Orestes. Assim, desempatou o julgamento. Mais tarde, essa posição deu ao origem ao “voto de Minerva”. Minerva é o nome dado à deusa grega quando assimilada pelos romanos. O termo “areópago” passou a significar assembleia de magistrados, sábios ou literatos.

aretusa1Aretusa
Ninfa companheira da Artémis, deusa da caça e da vegetação. A deusa a transformou em fonte para livrá-la da perseguição do Alfeu, deus fluvial da região da Élida. Mesmo assim, o deus não a deixou em paz, pois começou a jogar as águas dele na nova fonte. A ninfa também é reconhecida por ter revelado à Deméter, deusa da germinação, que a Perséfone, filha dela, tinha sido raptada pelo Hades, deus dos infernos.

Argia
Era filha do Adrasto, rei de Argos. Casou-se com o Polinice, ex-rei da cidade de Tebas. Quando o marido morreu na cidade natal numa tentativa de recuperar o trono, ela ajudou a cunhada Antígona a sepultá-lo. Ocorre que o rei Creonte ordenara que o sepultamento não poderia ser feito. Por desobedecer às ordens do rei acabou sendo assassinada. Compadecidos, os deuses a transformaram numa fonte.

Argo
Gigante, era filho do Agenor e, portanto, neto do deus Netuno. Segundo a tradição, possuía cem olhos, dos quais apenas cinquenta dormiam, enquanto os outros cinquenta vigiavam. A deusa Hera o incumbiu de vigiar a Io, uma das amantes do deus supremo Zeus. Nessa vigília, ao som da flauta do deus mensageiro Hermes, adormeceu completamente pela primeira vez. Cumprindo ordens do Zeus, o Hermes cortou-lhe a cabeça. A Hera arrancou-lhe os olhos e os transportou para a plumagem do pavão, pássaro que era consagrado a ela.

Ariadne
Era filha do Minos, rei da cidade de Creta, com a Pasífae. Apaixonou-se pelo Teseu quando este foi a Creta para lutar contra o Minotauro. Deu ao herói ateniense um novelo de fio que possibilitou a ele sair do labirinto onde se encontrava o monstro. Para escapar da cólera do pai, acompanhou o Teseu na fuga. O ateniense, entretanto, a abandonou na Ilha de Naxos, um dos locais favoritos do deus Dioniso. Impressionado com a beleza da moça, o deus a tomou para si e a levou para o Monte Olimpo. Como presente de casamento, o Dioniso ofereceu a ela uma coroa de ouro, obra do deus do fogo Hefesto. Após a morte da moça, a coroa foi colocada no céu sob a forma de constelação.

Arícia
Era a última descendente dos Palândidas, assim conhecidos os filhos do Palas, aspirantes do trono da cidade de Atenas. Casou-se com o Hipólito, depois que o Esculápio o ressuscitou. Deu nome a uma cidade da Região do Lácio na Itália, onde mais tarde seria fundada a cidade de Roma. Também deu nome a uma floresta onde o Hipólito construiu um templo em homenagem à deusa da vegetação Artémis.

Aristea
Poeta da Região do Peloponeso na Grécia. Tinha o poder de desaparecer e ressurgir em épocas e lugares diferentes. Durante alguns anos foi companheiro do deus da luz Apolo, seguindo-o nas viagens ao país dos Hiperbóreos, povo mítico existente no extremo norte da Grécia.

Aristene
Pastor que habitava o Monte Mirtião, perto da cidade de Epidauro. Uma das cabras dele aleitou o Esculápio, filho do deus da luz Apolo, abandonado pela mãe Corônis naquele local.

Aristeu
Era filho do deus Apolo e da ninfa Cirene. Com as ninfas aprendeu a arte de coalhar leite, cultivar as oliveiras e criar abelhas. Tarado, perseguia as Ninfas, principalmente a Eurídice, por quem estava apaixonado. Clique AQUI.

Aristodemo
Descendente do Héracles (Hércules), era filho do Aristômaco. Com os irmãos Têmeno e Cresfontes, planejou a conquista do Peloponeso. Tendo deixado de consultar o oráculo de Delfos, morreu fulminado antes de realizar o intento. Conforme outra versão, entretanto, efetuou a conquista. Na partilha do território ficou com a Lacônia, da qual se tornou rei. Deixou o trono para os filhos Eurístenes e Procles.

Arne
Filha do deus dos ventos Éolo. O deus das águas Poseidon disfarçou-se de touro para seduzi-la.

Arquelau
Filho do Têmeno e descendente do Héracles (Hércules). Banido da cidade de Argos pelos irmãos, seguiu para a corte do Cisseu na Macedônia. O soberano prometeu a ele a filha e o reino, se conseguisse livrar a cidade dos inimigos. Num só combate, o herói restabeleceu a ordem e salvou o rei. Este, porém, não só se recusou a cumprir a promessa, como procurou matá-lo. Para tanto, mandou preparar um fosso cheio de brasas. Advertido a tempo, o Arquelau pediu uma entrevista secreta com o rei e o jogou no fosso. Depois, por ordem de um oráculo, seguiu uma cabra onde fundou a cidade de Ege. Para alguns autores, o Arquelau é o ancestral direto do Alexandre, o Grande.

Artémis
Uma das doze divindades do Monte Olimpo. Deusa cruel e vingativa, atingia com flechas todos aqueles que a insultavam ou ousavam menosprezar a sua mãe Latona. Clique AQUI.

Artemisa
Era uma célebre rainha da Cária, região grega. Amava tanto o marido Mausolo, que, após a morte dele, fez erigir em memória do amado um esplêndido monumento — o Mausoléu de Halicarnasso —, tido como uma das sete maravilhas do mundo antigo. De desgosto, suicidou-se ao se lançar de um rochedo na Ilha Leucádia.

Ascálafo
Era filho do Aqueronte, entidade transformada em rio e jogada nos infernos, com a ninfa Orfne. O deus dos infernos Hades o encarregou da guarda da Perséfone. Por ter testemunhado contra a amada do deus infernal foi metamorfoseado em coruja. Sob essa forma ficou sobre a proteção da deusa Atena.

Ascânio
Era filho do herói Enéias com a Creúsa, filha do Príamo, rei da cidade de Troia. Após a ruína da cidade, caída nas mãos dos gregos, acompanhou o pai na fuga para Itália. Com o casamento do Enéias com a Lavínia, princesa da Região do Lácio, reinou mais tarde sobre os latinos. Fundou a cidade de Alba Longa, que se tornou os primeiros traços da cidade de Roma. Alguns autores também o chamam de Iulo, o nome latino.

Asopo
Era um deus fluvial. Para alguns autores, era filho do deus das águas Poseidon com a Pero. Para outros, do deus supremo Zeus com a Eurínome ou do deus Oceano com a deusa Tétis. O fato é que ele esposou a Métote. Com ela, teve dois filhos e vinte filhas. Uma das filhas, a Egina, devido à grande beleza, foi raptada pelo Zeus. Ao sair à procura da filha, viu-se obrigado a voltar para o leito, após ser atingido por um raio desferido pelos deus supremo.

Asco
Era um Gigante. Os gigantes eram seres inimigos dos deuses. Ele amarrou o deus do vinho Dioniso e o lançou num rio. O deus mensageiro Hermes livrou o Dioniso e esfolou o Asco. Fez da pele dele um odre para guardar vinho.

Asfódelo
Era uma planta que vicejava nos Campos Elíseos. Também era cultivada sobre os túmulos, talvez pela crença de que os mortos também precisavam alimentar-se.

Astéria
ASTÉRIA era na principal tradição filha do titã Ceo e da titânia Febe. Amada pelo Perses, dele teve a Hécate. Metamorfoseou-se em codorna para escapar da perseguição amorosa do deus supremo Zeus. Depois, com o insucesso do estratagema, jogou-se ao mar e se transformou na Ilha de Ortígia, uma formação rochosa. Nessa ilha, que mais tarde passou a se chamar Delos, a Latona se refugiou para dar à luz ao Apolo e à Artémis.

Astério
ASTÉRIO era filho do Tectamo. Herdou do pai o reino da cidade de Creta, uma das mais importantes da Grécia Antiga. Casou-se com a Europa depois que ela foi abandonada pelo deus supremo Zeus. Adotou os filhos da esposa nascidos da união divina: Minos, Radamanto e Sarpedão. Foi sucedido no trono da cidade pelo Minos.

Astíanax
ASTÍANAX era filho único do Heitor, o herdeiro do trono de Troia, com a Andrômaca. O pai o chamava de Escamandrio, mas os troianos lhe deram o nome de Astíanax, “aquele que reina na cidade”. Após a morte do Heitor e a ruína de Troia, os gregos reclamaram-no. Pretendiam matá-lo, pois temiam a restauração da cidade. Segundo alguns autores, os gregos jogaram-no do alto de uma torre. Noutra tradição, porém, ele não teria sido morto. Teria, sim, fundado uma nova Troia. Clique no título para acessar o Dicionário de Mitologia Grega.

Astidâmia
ASTIDÂMIA era numa primeira versão a filha do Amintor, rei dos dólopes, povo da região da Tessália no norte da Grécia. Amada pelo Héracles (Hécules para os romanos), dele teve o Tleptólemo. Este, como filho do herói, participou da primeira expedição na região do Peloponeso. Depois, rumou para a região de Rodes, onde fundou três cidades: CamiroIáliso e Lindo. A mãe Astidâmia não teve vida duradoura com o Hércules, pois o filho do Zeus casou-se com a Dejanira. Numa segunda versão era também filha de um rei chamado Amintor, mas da cidade de Orcômeno na região da Beócia. Casou-se com o Acasto, mas morria de amores pelo Peleu. Não correspondida, acusou o herói de ter tentado violentá-la. Causou assim a discórdia ente os dois amigos.

Ástilo
ASTILO era um centauro. Os centauros tinham busto de homem e corpo de cavalo. Tinham também no geral costumes brutais. O Ástilo era um “diferente” da raça, pois era dotado de grande cultura e do dom da adivinhação. Prevendo funestos resultados, tentou inutilmente impedir a luta entre os centauros e os lápitas, povo da Região da Tessália. O conflito se afigurou porque, convidados para a o casamento do rei, diversos centauros, depois de embriagados, tentaram violar a noiva. O Ástilo se recusou a participar da luta e se retirou da região com o amigo Nesso.

Astimedusa
ASTIMEDUSA era filha do Estênelo, rei da cidade de Micenas. Segundo uma versão, após a morte da Jocasta, casou-se com o viúvo Édipo. Indispôs o marido com os filhos dele, o Esteócles e o Polinice, contando-lhe que os jovens haviam tentado violenta-la. Édipo amaldiçoou os filhos, dando origem à desavença entre os dois irmãos.

Astreia
ASTREIA era filha do deus supremo Zeus com a deusa Têmis. Viveu entre os homens na Idade do Ouro. Espalhou entre eles sentimentos de justiça e virtude. Também pregava atividades caseiras como caçar e plantar. Quando a humanidade se perverteu, ela e a irmã se retiraram do convívio dos mortais. Sob o nome de Virgem, fixou-se no céu como uma constelação. Por isso, é conhecida como “a donzela das estrelas”. Era representada com uma balança, a personificação da justiça.

Astreu
ASTREU era um dos titãs da segunda geração, filho do Crio com a Euríbia e neto do Urano e da Gaia. Esposou a Aurora, com quem teve os ventos Agreste ou Euro, Zéfiro, Bóreas e Noto. Durante a guerra dos titãs contra os deuses do Monte Olimpo lançou os filhos contra o Zeus, o deus supremo. Este venceu os ventos e transformou o Astreu em astro.

Atalanta
ATALANTA foi uma heroína das lendas gregas. Abandonada pelo pai logo ao nascer numa montanha, recebeu os cuidados de uma ursa até ser achada por um grupo de caçadores. Amava a caça e os exercícios violentos. Tornou-se mais tarde parte do grupo de guerreiros do Héracles (Hércules), condição em que participou da caça ao Javali de Calidão, um dos trabalhos impostos ao herói. No cinema foi interpretada pela atriz sueca Ingrid Bolso Berdal no filme “Hércules” de 2014. Clique AQUI.

Átis
ÁTIS
era um jovem pastor da Frígia amado pela Cibele. A deusa confiou-lhe o cuidado do seu culto, fazendo-o jurar que permaneceria casto. Mas o pastor traiu o voto dado à deusa ao se casar com a ninfa Sangáride. Irritada, a Cibele matou a rival e enlouqueceu o Átis. Mas, arrependida, metamorfoseou o amado em pinheiro.

Atlândida
ATLÂNDIDA era uma ilha situada ao oeste das Colunas do Hércules no Estreito de Gibraltar no Mar Mediterrâneo. Quando os deuses fizeram a partilha do mundo entre si, a ilha, situada no fundo do mar, coube ao Poseidon, que ali viveu longo tempo na companhia da jovem Clito. Da união do deus com a mortal nasceram dez filhos, entre os quais o Atlas, que recebeu do pai a supremacia sobre a ilha marinha. Clique AQUI.

Atlântidas
ATLÂNTIDAS eram filha do Atlas com a Plêione. Também levavam o nome de Plêiades. Segundo a tradição mais corrente, são sete: Maia, Electra, Taíget, Estérope, Mérope, Alcíone e Celeno. Perseguidas pelo caçador Orião, imploraram a ajuda do Zeus, que as transformou em pombas e as colocou no céu. Maia, Electra e Taíget foram amadas pelo próprio deus supremo. Alcíone, Celeno tiveram por amante o deus das águas Poseidon. A Estérope deixou-se seduzir pelo deus da guerra Ares. Só a Mérope teve o amor de um mortal, o Sísifo. Por isso, segundo a lenda, brilhava menos que as irmãs.

Atlas
ATLAS era um gigante filho do Iápeto e da Clímene. Com seus irmãos, combateu o deus supremo Zeus. Derrotado, recebeu como punição o encargo de carregar o mundo sobre os ombros. Esposou a Plêione com quem teve as filhas chamadas Atlântidas ou Plêiades. Era dono do Jardim das Hespérides. Ensinou aos homens as leis do céu. Quando o Perseu pediu hospitalidade, ele recusou, pois o oráculo o advertira para não confiar nos filhos do Zeus. Ofendido, o Perseu roubou os pomos das Hespérides. Em seguida, mostrando-lhe a cabeça da Medusa, transformou-o numa imensa montanha.

Atreu
ATREU era filho do Pélope e da Hipodâmia. A lenda gira em torno do ódio e das vinganças entre ele e os irmãos Crisipo e Tiestes. Com a ajuda deste último, assassinou o Crisipo. Em seguida, os dois fratricidas partiram para a cidade de Micenas, onde o Atreu esposou a princesa Aeropa. Disputou com o Tiestes o trono da cidade e obteve a vitória. Baniu o irmão do reino, pois este se tornara amante da Aeropa. Mais tarde, num banquete de reconciliação, serviu ao Tiestes a carne de dois dos próprios filhos do irmão, os quais matara com esse propósito. Mais tarde foi morto pelo Egisto, o outro filho do Tiestes. Alguns autores colocam o Atreu como pai do Agamenon, o líder grego na Guerra de Troia.

Atropos
ATROPOS era uma das três Moiras (deusas do destino). Enquanto as suas irmãs Cloto e Láquesis conduziam o fio da vida e a quantidade de anos de cada um, respectivamente, ela representava o fim. Cortava inflexivelmente o fio da vida humana. Representava-se vestida com um traje negro e fúnebre. Esse traje era condizente com a severidade da função dela. Contava ao seu lado com diversos novelos de fio, cuja extensão variava de acordo com a duração das vidas a serem cortadas. Clique no título para acessar o Dicionário de Mitologia Grega.

Auge
AUGE era filha da Neera e do Áleo, rei da cidade de Tégea na Região da Arcádia. Como o oráculo do deus Apolo na cidade de Delfos houvesse declarado que um filho dela mataria os tios, o pai a consagrou ao culto da deusa da sabedoria Atena. O objetivo era manter a castidade da filha e assim preservar os irmãos. Clique AQUI.


 

 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados